Termo de Vistoria de Imóvel

termo de vistoria de imovel

No momento de comprar um imóvel, alguns cuidados são essenciais, como por exemplo na hora de evitar problemas, os envolvidos na negociação, sendo o comprador, locatário, ou proprietário, devem estar cientes de tudo.

Por se tratar de uma transação de alto valor, todos precisar ter segurança de que os acordos que se firmará está nos conformes.

Por isso, é preciso realizar uma boa inspeção no imóvel, antes que a entrega das chaves seja feita.

Qual a importância?

A inspeção ou vistoria de imóvel serve para verificar, quais as condições de habitabilidade do local.

É na inspeção que todos os pormenores do imóvel são anotados e cuidadosamente relatados em um relatório, que pode vir até com fotos do imóvel.

O ideal é que o inquilino e o proprietário acompanhem a vistoria, junto do vistoriador que dá o laudo, mas tudo pode ser combinado.

A vistoria deve ser feita, pois é de suma importância para todos os envolvidos, que devem estar de acordo durante o contrato de compra e venda, ou para locação do imóvel, já que ele representa garantias para ambas as partes.

Quem faz

O responsável por essa tarefa é o vistoriador, ou um profissional que seja designado para essa tarefa. Depois de terminar o processo, o laudo ou inventário é feito, com todos os itens observados.

Para que haja uma boa perícia, é possível contratar um especialista, como engenheiro ou arquiteto, para que a garantia do imóvel seja ainda mais importante.

Vantagens

A inspeção serve como uma forma de avaliar as condições reais de moradia do imóvel.

Para evitar futuras dores de cabeça, como problemas de encanamento, projeto elétrico, entre várias outras coisas.

Leia Mais  Modelo de Carta de Dispensa

Além disso, você tem garante:

  • Segurança de todos;
  • Discussão entre as partes envolvidas.

Termo de Vistoria de Imóvel

Veja abaixo, como pode ser feito o documento para vistoria do imóvel.

TERMO DE VISTORIA DE IMÓVEL

O objeto do presente termo é a vistoria de um imóvel (comercial ou residencial) localizado à ________________, nº ________________ – (bairro), Cep ___________, na cidade de ________________ – (UF).

Locador(a): (nome)
Locatário(a): (nome)

O presente laudo é parte integrante do contrato de locação (comercial ou residencial) celebrado entre o(a) locador(a) e o(a) locatário(a). Qualquer restrição ao presente laudo deverá ser comunicada ao(à) LOCADOR(a) por escrito, dentro de 07 (sete) dias a contar da data da assinatura deste.

Vistoriado o imóvel acima descrito, foi constatado que o mesmo se encontra em bom estado de conservação, com todos os seus pertences, utensílios e acessórios em perfeito estado de funcionamento e conservação, sendo que dessa forma o(a) LOCATÁRIO(a) se compromete a devolvê-lo, findo o prazo contratual, independente de vistoria final.

1) PINTURA: Todas as paredes internas e externas do imóvel se encontram com a pintura em bom estado de conservação. As portas e janelas se encontram igualmente com a pintura intacta.

2) TRINCOS e FECHADURAS: Estão em perfeito estado de conservação e funcionamento.
3) PARTE HIDRÁULICA: Está em bom estado de conservação e funcionamento, sem entupimentos ou vazamentos.
4) PISOS E AZULEJOS: Os pisos e azulejos estão em bom estado de conservação.
5) PARTE ELÉTRICA: A rede elétrica, incluindo tomadas e lâmpadas e ventiladores de teto e de parede, todos instaladas, se encontra em bom estado de conservação e funcionamento.

6) VIDRAÇAS: os vidros das janelas e basculantes não apresentam nenhum trincado.
7) TELHADO: O teto do imóvel se encontra em boas condições, sem vazamentos ou goteiras.
8) PISCINA: A piscina se encontra em boas condições, sem rachaduras ou vazamentos, com equipamentos de filtragem e aquecimento em perfeito estado de funcionamento.

Por ser expressão de verdade, firmam o presente termo de vistoria em duas vias de igual teor e forma, juntamente com 2 (duas) testemunhas.

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome do(a) locador(a))

(assinatura)
(nome do(a) locatário(a))

(assinatura)
(nome da testemunha) – Testemunha CPF nº _______________

(assinatura)
(nome da testemunha) – Testemunha CPF nº _______________

E então, já ficou a saber que modelo de declaração de prestação de serviço usar de forma fácil, bastando copiar e imprimir?

Deixe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Leia Mais  Termo de Quitação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *