De acordo com o artigo 1.511 presente no Código Civil, o que regula o casamento, ou matrimônio, é o estabelecimento em comunhão que se caracteriza como uma vida plena baseada da igualdade de deveres de direto dos cônjuges.
O casamento pode inclusive, ser realizado em outra locação, que não seja o cartório, mas deve ser presenciado por autoridades religiosas, e com o acompanhamento de testemunhas, para que o termo seja elaborado nos seus devidos.
Porém, apesar de tudo, é preciso ter uma junta ao cartório e para celebrar o casamento que deve ser emitido com um termo de casamento religioso que tenha efeito civil.
Como Funciona
Existe muita dúvida sobre o casamento religioso com efeito civil, mas o processo é bem tranquilo durante a solicitação e semelhante ao cartório que é feito no cartório.
O casamento religioso tem tanto efeito quanto o Estado que também reconhece o casamento religioso, mas não sendo feito nas dependências do cartório.
É valido ressaltar que esse tipo de celebração, os noivos não recebem a certidão de casamento no mesmo dia, por isso, o termo de religioso com efeito civil é feito.
Modelo de Termo de Casamento Religioso
Veja abaixo com o nosso modelo de termo de casamento religioso como este pode ser feito com efeito civil.
TERMO DE CASAMENTO RELIGIOSO COM EFEITO CIVIL Às ______ horas do dia ____ de _____ de ____, no _______, local acessível a qualquer pessoa, de portas abertas, perante mim, (nome do celebrante), e as testemunhas abaixo nomeadas, todas capazes, após haverem assumido o compromisso de se casarem livremente e de espontânea vontade, receberam-se em casamento (nome do noivo), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº _____________ e no RG nº __________, nascido em _____, residente e domiciliado à _________________, filho de (nome do pai) e de (nome da mãe) e (nome da noiva), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrita no CPF sob o nº _____________ e no RG nº __________, nascida em ________, residente e domiciliada à ___________, filha de (nome do pai) e de (nome da mãe). Casaram-se sob o regime de (informar o regime de bens), nos termos dos artigos 1.515 e 1.516 do Código Civil, mediante a apresentação da Certidão de Habilitação expedida pelo Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais, datada de _________, do Município e Comarca de (informar), Estado de (informar). O edital de proclamas foi afixado no (cartório) e publicado pelo jornal (informar) do dia __________. Foram testemunhas (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº _____________ e no RG nº _____________, residente e domiciliado(a) à ______________ e (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº _______________ e no RG nº ____________,residente e domiciliado(a) à ______________. Para constar, lavrei o presente termo para que produza seus legais e devidos efeitos. (Município) – (UF), (dia) de (mês) de (ano). (assinatura) (nome do celebrante) (assinatura) (nome do noivo) (assinatura) (nome da noiva) (assinatura) (nome da testemunha) (assinatura) (nome da testemunha) |
E então, já ficou a saber que modelo de termo religioso com efeito civil usar de forma fácil, podendo adaptar como necessitar, bastando copiar e imprimir?
Deixe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.