Modelo de TCC

modelo de tcc

Não existe uma receita de bolo pronta na hora de criar um TCC, isso porque cada instituição pede que ele tenha características diferentes, itens diferentes e por isso, nem sempre um modelo pronto vai servir para todas as ocasiões.

Mas para quem está passando por essa fase e está empacado na criação do TCC, existem alguns passos que podem facilitar todo esse processo. Saber como elaborar e montar o TCC, pode ser o Norte para você não se desesperar mais.

Sendo assim, para aprender a montar um TCC do zero, seguindo um passo a passo completo, continue lendo.

Roteiro

Tudo que você vai precisar é um roteiro. Ao saber o que a sua instituição de ensino pede, você consegue entender o que precisa ter no trabalho. Como por exemplo, o primeiro passo para a criação do TCC, é definir o tema.

Depois de definir o tema, um problema deve ser resolvido com a pesquisa em questão. Então é preciso saber, qual problema você pretende resolver, dentro do tema que escolheu. Com isso vem em sequência:

  • Introdução
  • Objetivo geral;
  • Objetivo especifico;
  • Passo a passo;
  • Roteiro de Capítulos;
  • Referências e Bibliografias.

De uma forma generalizada, esses costumam ser os itens pedidos em Trabalhos de Conclusão de Curso, e por isso seguindo cada etapa fica mais fácil elaborar o TCC sem ter que arrumar e consertar muito depois.

Regras a seguir

Assim como o modelo, cada instituição tem suas próprias regras como as normas de formatação, e todo o seu trabalho deve estar de acordo com o que é pedido. Procure sempre o seu orientador ou coordenador de curso que deve passar tudo que deve ser seguido dentro da produção do TCC.

Leia Mais  Modelo de Reconvenção

Em alguns casos é permitido fazer o trabalho em grupo, o que facilita para muitas pessoas que têm mais dificuldade em fazer sozinhas.

O que não fazer no TCC?

Na grande maioria das universidades, não é permitido usar nenhum tipo de modelo, e o aluno deve seguir apenas o roteiro que é disponibilizado pelo professor orientador, ou pelo coordenador do curso.

Além disso, o único item que deve ser deixado de lado para fazer por último, é o resumo. Afinal de contas você precisa ter o material pronto, para depois resumi-lo. O restante, deve ser feito seguindo o roteiro, que fica mais fácil, para fazer o referencial teórico seguindo a sequência de escrita.

É relativamente difícil construir o TCC do zero, e por isso, é preciso sempre fazer prestando muita atenção, e de preferência com o auxilio do orientador.

A maioria desses trabalhos é usado para graduar o aluno e tal é a sua importância, não vá fazer de qualquer jeito.

E então, já ficou a saber que modelo de TCC usar de forma fácil, podendo adaptar como necessitar, bastando copiar e imprimir?

Deixe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *