Não existe uma receita de bolo pronta na hora de criar um TCC, isso porque cada instituição pede que ele tenha características diferentes, itens diferentes e por isso, nem sempre um modelo pronto vai servir para todas as ocasiões.
Mas para quem está passando por essa fase e está empacado na criação do TCC, existem alguns passos que podem facilitar todo esse processo. Saber como elaborar e montar o TCC, pode ser o Norte para você não se desesperar mais.
Sendo assim, para aprender a montar um TCC do zero, seguindo um passo a passo completo, continue lendo.
Roteiro
Tudo que você vai precisar é um roteiro. Ao saber o que a sua instituição de ensino pede, você consegue entender o que precisa ter no trabalho. Como por exemplo, o primeiro passo para a criação do TCC, é definir o tema.
Depois de definir o tema, um problema deve ser resolvido com a pesquisa em questão. Então é preciso saber, qual problema você pretende resolver, dentro do tema que escolheu. Com isso vem em sequência:
- Introdução
- Objetivo geral;
- Objetivo especifico;
- Passo a passo;
- Roteiro de Capítulos;
- Referências e Bibliografias.
De uma forma generalizada, esses costumam ser os itens pedidos em Trabalhos de Conclusão de Curso, e por isso seguindo cada etapa fica mais fácil elaborar o TCC sem ter que arrumar e consertar muito depois.
Regras a seguir
Assim como o modelo, cada instituição tem suas próprias regras como as normas de formatação, e todo o seu trabalho deve estar de acordo com o que é pedido. Procure sempre o seu orientador ou coordenador de curso que deve passar tudo que deve ser seguido dentro da produção do TCC.
Em alguns casos é permitido fazer o trabalho em grupo, o que facilita para muitas pessoas que têm mais dificuldade em fazer sozinhas.
O que não fazer no TCC?
Na grande maioria das universidades, não é permitido usar nenhum tipo de modelo, e o aluno deve seguir apenas o roteiro que é disponibilizado pelo professor orientador, ou pelo coordenador do curso.
Além disso, o único item que deve ser deixado de lado para fazer por último, é o resumo. Afinal de contas você precisa ter o material pronto, para depois resumi-lo. O restante, deve ser feito seguindo o roteiro, que fica mais fácil, para fazer o referencial teórico seguindo a sequência de escrita.
É relativamente difícil construir o TCC do zero, e por isso, é preciso sempre fazer prestando muita atenção, e de preferência com o auxilio do orientador.
A maioria desses trabalhos é usado para graduar o aluno e tal é a sua importância, não vá fazer de qualquer jeito.
E então, já ficou a saber que modelo de TCC usar de forma fácil, podendo adaptar como necessitar, bastando copiar e imprimir?
Deixe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.