Modelo de Revogação de Procuração

modelo de revogacao de procuração

A revogação de procuração nada mais é do que o ato que torna uma procuração sem efeito algum, depois que ela é feita.

Por ser um ato baseado na confiança, o autorgante pode deixar de possuí-la no procurador e assim a procuração pode ser revogada a qualquer momento, em caso de não haver mais conveniência ao autorgante, para que o procurador continue tomando atitudes ou fazendo ações em seu nome.

Conteúdos

Como é Feito?

A procuração pode ser revogada a qualquer momento, com um documento bem simples.

Se a relação de confiança entre as partes deixar de existir, o interessado deve fazer esse documento o mais rápido possível para revogar ou renunciar sobre os seus poderes.

A renuncia dos poderes tem o feito de tirar o poder, para que o procurador, deixe de produzir efeitos.

Isso significa que não funciona apenas rasgar o documento. Enquanto ele não for cancelado de forma oficial, a procuração pública continua valendo, a menos que ela tenha um prazo para terminar, ou para o caso de haver sido conferida a conclusão do item em específico descrito no documento.

É uma regra a procuração perder os seus efeitos com a morte ou a interdição de uma das partes.

O interessado em questão pode comparecer ao cartório, com seu RG e CPF originais e dizer ao escrevente que nomeou tal pessoa como procurador, mas que não deseja mais que esse documento tenha validade.

Documentos Necessários

Para fazer a revogação de procuração você precisa estar com os documentos em mãos, são eles:

  • RG;
  • CPF;
  • Cópia da procuração que será revogada.

O documento pode ser revogado em qualquer cartório, e não somente onde ela foi feita.

Leia Mais  Modelo de Autorização

Modelo de Revogação de Procuração

Veja abaixo através do nosso modelo de revogação de procuração como pode ser feita uma para que o procurador deixe de ter poder sobre suas ações e coisas.

TERMO DE REVOGAÇÃO DE PROCURAÇÃO PARTICULAR

(nome do outorgante), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº __________ e no RG nº ____________, residente e domiciliado(a) à (endereço), pelo presente termo de revogação e cancelamento de procuração particular, revoga e torna sem efeito, a partir desta data, a procuração passada em ____, por meio da qual nomeou como procurador(a), (nome do outorgado), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº ___________ e no RG nº ____________, residente e domicilio(a) à (endereço), cujo prazo de validade era indeterminado, ficando a mesma cancelada em definitivo.

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome do outorgante)

E então, já ficou a saber que modelo de revogação de procuração usar de forma fácil, podendo adaptar como necessitar, bastando copiar e imprimir?

Deixe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *