Modelo de Requerimento

modelo de requerimento

O requerimento é um documento que pode ser tanto simples, como completo, feito por pessoa física ou jurídica, com a intensão ou objetivo de solicitar algo a uma autoridade.

Se trata de um documento formal de apoio legal, dirigido à uma pessoa com o poder de atender tal solicitação requerida.

O principal objetivo do documento é formalizar um pedido, para que o mesmo seja atendido.

O requerimento costuma ser feito através de cada instituição de forma padronizada, seguindo uma série de critérios comuns, que deve facilitar ao máximo a compreensão da mensagem, assim como para manter a organização.

Uma vantagem do requerimento, é que ele serve como prova judicial para os dois lados, por isso, ele deve ter certas características como o uso do vocativo, a identificação do requerente e um texto conciso e claro do pedido, assim como a presenta dos termos “solicitar” ou “requerer”.

Tipos de Requerimento

Quanto o documento é feito por uma empresa ou alguma instituição pública, o papel deve ser timbrado. Sendo que ao entregar ao setor, o responsável pelo recebimento deve exigir um protocolo que sirva como prova de que o documento foi entregue.

Dentro da redação técnica, o requerimento é dividido em duas categorias diferentes, sendo o requerimento simples, e o complexo. Ambos podem ser judiciais ou extrajudiciais, veja no que os dois se diferem:

  • Requerimento simples: é usado para questões mais superficiais que não exigem muito aprofundamento. Contém somente um parágrafo com linguagem formal e informações bem claras e sucintas.
  • Requerimento complexo: é usado para solicitar algo de forma mais detalhada e articulada. Composta por um ou mais pontos de argumentos. Contém mais de um parágrafo, e pode ter em anexo outros documentos para comprovar os fatos.
Leia Mais  Modelo de Declaração de Bens

Normalmente quando pesquisa por um modelo de requerimento o que lhe irá ser apresentado é o simples visto o complexo ser algo bem específico à situação.

Modelo de Requerimento

Veja abaixo como fazer um através do nosso modelo de requerimento simples, a ordem de suas informações e regras básicas de como deixar claro o que se deseja, acompanhe:

Requerimento

À (nome da entidade a quem se requere)   (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito (a) no CPF sob o nº __________ e no RG nº _______________, residente e domiciliado à (rua), nº _____ – (bairro), na cidade de (município) – (UF), vem respeitosamente à presença de Vossa Senhoria informar que (descrever os motivos pelo qual se está requerendo).  

Portanto, requer (resumir de forma objetiva o motivo do requerimento).

Termos em que, pede deferimento.  

(localidade), (dia) de (mês) de (tal ano)

(Assinatura)
(Nome)

E então, já ficou a saber que modelo de requerimento usar de forma fácil, o qual poderá adaptar, bastando copiar e imprimir?

Deixe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *