Modelo de Réplica

modelo de replica

A réplica é a resposta de um autor contestando o réu em uma contraposta. Ou seja, o autor oferece uma petição inicial, o juiz cita o réu que toma conhecimento e com isso, a contestação é oferecida contra o autor, através de uma réplica.

Sendo assim, a réplica é uma ciência de resposta, em forma de manifestação. Na réplica, o autor analisa as controvérsias e a intensidade ofertada pelo réu com sua resposta.

Tipos de Réplicas

Dentro dos documentos de réplicas, a intensidade da controvérsia pode ser ofertada através das respostas, ou contestações. Elas podem ser feitas com três pontos de vista diferentes, sendo eles:

  • Total controvérsia
  • Parcial controvérsia
  • Matéria não controvertida

Como Fazer / Modelo de Réplica

Veja abaixo um modelo de réplica e como ele pode ser feito para contestar a petição inicial. O modelo pode ser usado como base, basta substituir os espaços em branco.

EXCELENTISÍMO (A) SENHOR (A) DR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA __ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE __________  

Autos do processo nº_________

apenso ao inventário nº____________

(nome completo em negrito da parte), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), portador do CPF/MF nº _________, com Documento de Identidade de n° __________, residente e domiciliado na Rua ___________, nº ______, (bairro), CEP: ______________, (Município – UF), através do seu advogado no final assinado, devidamente qualificado no instrumento procuratório anexo, vem, mui respeitosamente perante Vossa Excelência, nos autos do processo em epígrafe, em cumprimento dentre outros nos termos da audiência de fl.129, apresentar.  

RÉPLICA

especificar provas a produzir, pelos seguintes fatos e fundamentos:

INCONSISTÊNCIA DA PRELIMINAR ARGUÍDA PELOS CONTESTANTES.

Então Exa., não procede a alegativa dos contestantes que a autora não é sobrinha da inventariada, pois constam agora nos autos comprovação da legitimidade para tal, mediante documentação de fl.s fl. _____ e documentação que ora junta a presente réplica – certidão de óbito e casamento de ______.

BREVE RELATO:

Relato de todo o caso, em palavras breves e objetivando todos os fatos necessários para a ação.

DA CONTESTAÇÃO E DOCUMENTOS:

A contestação em nada alteram os termos da inicial exceto por alguns, documentos de Escritura Pública de Cessão De Direitos Hereditários Por Doação a _______.

Desta feita Exa., permanecer no objeto da ação os imóveis remanescente descrito na exordial não doados e por definições ao decorrer da fase instrutória.

Pugna a autora pela produção de prova testemunhal e documental, uma vez que a complexidade do caso requer.

Ainda nos moldes da exordial, manifesta realização de audiência nos termos do art. 319, VII no NCPC.

Requer seja dado vistas aos contestantes acerca das documentações anexa.

Ratifica os termos da inicial.

Nestes termos, pede e espera deferimento.

(Município – UF), (dia) de (mês) de (ano).  

ADVOGADO
OAB n° _____ – UF  
Leia Mais  Modelo de Recibo de Vale Transporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *