Modelo de Relatório

modelo de relatório

O relatório é um documento, onde é exposto vários detalhes de uma pesquisa, ou um passo a passo mais técnico, para resolver ou solucionar um problema.

Dessa forma, o relatório nada mais é do que um documento técnico, muito solicitado em empresas, departamentos públicos e faculdades.

Para constar todas as atividades que foram realizadas, ele precisa ter uma estrutura e algumas informações que são essenciais.

Portanto, o realizador do relatório deve colocar e detalhar o máximo do que foi realizado dentro do período determinado.

Qual a Finalidade?

Como já foi dito, o relatório possui a finalidade de relatar ações e medidas que foram tomadas mediante um determinado período ou situação. Outra finalidade é detalhar o que foi feito para resolver um problema.

Quando o relatório envolve números e dados, é preciso tomar ainda mais cuidado aos detalhes, principalmente quando se trata de questões financeiras, onde qualquer erro pode prejudicar todo um setor.

Diferença entre os Tipos de Relatórios

Existe basicamente dois tipos de relatórios, o acadêmico e o administrativo, ou também conhecido como relatório profissional.

Há diferenças entre os dois, já que são criados para finalidades diferentes, veja as principais diferenças e depois o nosso exemplo de modelo de relatório para cada um dos tipos.

Relatório Acadêmico

Esse tipo de relatório normalmente é feito para expor os detalhes de um trabalho científico que foi realizado. Portanto no documento, são imprescindíveis algumas informações, como a realização de determinadas atividades.

Para estágios e atividades extracurriculares o relatório acadêmico também é bastante usado. Esse modelo deve conter todas as informações das atividades realizadas, com dados e as datas que comprovem a realização das atividades.

Leia Mais  Modelo de Resposta a Acusação

Relatório Profissional

Em contrapartida, o relatório profissional, tem função de expor as atividades usadas para resolver um problema. Detalhes sobre o que foi feito, durante um período de tempo para tomadas de decisões, etc.

A estrutura dos dois são diferentes, e algumas vezes o relatório profissional é bem menor que o acadêmico. É preciso usar datas e valores corretos sempre que for preciso. Dessa forma a riqueza de detalhes deixa o documento mais valioso e rico em informações.

Modelo de Relatório

Cada um deles possui uma estrutura diferente que pode ser seguida dessa forma:

Modelo de relatório acadêmico:

  • Capa: título, disciplina, nome dos autores e a data de entrega.
  • Corpo do trabalho: é a parte mais importante do documento, ele deve ter um resumo, sumário do documento e todas as experiências que foram realizadas com seus resultados finais.
  • Introdução: ainda no corpo do trabalho, a introdução deve ter a descrição do que foi relatado e analisado.
  • Metodologia: todos os passos a passo da forma como foi feito, como chegou aos resultados e o processo de análise dos dados.
  • Referências: Depois disso, é preciso mostrar os resultados citar outros trabalhos que sejam relacionados, e dar um embasamento científico ao documento.
  • Conclusão.

Modelo de relatório profissional

  • Nome da empresa.
  • Nome do setor da empresa.
  • Referência a quem se destina o relatório.
  • Corpo do relatório: descrever todos os dados, demonstrações e números do que for mencionado, assim como valores, etc…
  • E por fim colocar os esclarecimentos necessários.
  • Data e local.
  • Assinatura.

E então, já ficou a saber que modelo de relatório usar de forma fácil, seja ele acadêmico ou profissional, bastando copiar e imprimir?

Deixe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Leia Mais  Modelo de Balanço Patrimonial

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *