Modelo de Recibo de Pensão Alimentícia

modelo de recibo de pensão alimenticia

A pensão alimentícia é a resolução determinada pela lei onde um dos cônjuges paga pelo sustento da família, pela manutenção da subsistência dos outros.

Normalmente quem mais pagar a pensão são os pais, mas também é possível que mulheres paguem, seguindo as mesmas regras da lei.

Para que serve a Pensão?

A pensão alimentícia serve para contribuir com a manutenção da vida dos filhos e do cônjuge, depois da separação do casal e auxiliar o sustento de outro durante o divórcio, mesmo que esteja em outras situações e relações familiares.

O valor normalmente é determinado pelo juiz e tem como base o binômio e necessidade das condições de carência do potencial econômico da família.

Em caso de o pagamento ser realizado por depósito bancário, o recibo pode ser o mesmo da instituição financeira, mas em caso de pagamento em dinheiro, um recibo deve ser feito para comprovar que o pagamento foi feito de maneira correta.

Para que serve o Recibo?

O recibo serve para comprovar o pagamento, que na maioria das vezes precisa ser feito em juízo.

O recibo é extremamente importante para quem paga, ele é uma forma de comprovante, e o comprovante impede que hajam possíveis problemas judiciais.

O não pagamento de pensão pode levar a prisão e por isso, ter guardado todos os recibos é essencial para se prevenir desses possíveis problemas judiciais, principalmente quando os cônjuges não se dão bem.

Modelo de Recibo de Pensão Alimentícia

A pensão alimentícia pode ser feita de várias formas e por isso muitas vezes o próprio comprovante do depósito bancário já serve como recibo de pagamento, mas quando ele não é feito essa forma, é preciso que o recibo seja feito de forma individual.

Leia Mais  Modelo de Carta Convite Igreja

Mesmo que escrito a próprio punho, o recibo de pagamento de pensão deve ser feito para cada pagamento feito em separado.

Todos os meses e sempre com a assinatura assinada no dia. Veja abaixo como pode ser feito através do nosso modelo de recibo de pensão alimentícia.

RECIBO DE PAGAMENTO

Eu, (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito (a) no CPF sob o nº ______________ e no RG nº ___________, recebi de (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito (a) no CPF sob o nº ___________ e no RG nº ___________, a importância de R$ __________ (valor por extenso), referente ao pagamento de pensão alimentícia de (nome da criança) e (nome da criança), concernente ao mês de ______ de _____.

(Localidade), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome do(a) recebedor(a))

E então, já ficou a saber que modelo de recibo de pensão alimentícia usar de forma fácil, podendo adaptar como necessitar, bastando copiar e imprimir?

Deixe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *