Modelo de Recibo de Pagamento de Pensão

modelo de recibo de pagamento de pensão

A pensão alimentícia é um direito determinado pela justiça, que obriga o responsável pelo sustento da família a pagar a manutenção de subsistência de outros.

É uma situação bastante comum no Brasil, normalmente são os pais que contribuem para manter os filhos, mas a mãe também pode fazer o pagamento de pensão.

Após a separação do casal é que é definido como será feito o pagamento de pensão, valores e como será feito o auxílio para o sustento do outro cônjuge, assim como todas as outras relações familiares.

Como é Definido o Valor da Pensão?

O valor da pensão pode ser definida através de acordo entre ambas as partes ou com base em um binômio de necessidade, como as possibilidades que podem ser consideradas uma condição de carência, para o potencial econômico dos alimentandos.

Cada pagamento feito necessita obrigatoriamente de um recibo de pagamento de pensão.

Essa é uma forma de comprovar que esse pagamento foi feito, já que o não pagamento pode levar a prisão. Portanto elaborar um recibo para o ato do pagamento é uma forma de comprovar o ato.

O pagamento pode ser feito através de depósito bancário, nesse caso, o comprovante do depósito pode servir como comprovante, ou em dinheiro, onde o recibo da operação deve ser feito de forma direta, para comprovar legalmente o pagamento de pensão.

Para quem precisar fazer o recibo do pagamento de forma direta, veja abaixo como ele pode ser feito de forma simples através do nosso modelo de recibo de pagamento de pensão, basta alterar as informações de acordo com as que forem correspondentes.

Leia Mais  Modelo de Sentença

Modelo de Recibo de Pagamento de Pensão

RECIBO DE PAGAMENTO

Eu, (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº _______________ e no RG nº ____________, recebi de (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº _____________ e no RG nº ___________, a importância de R$ _________ (valor por extenso), referente ao pagamento de pensão alimentícia de (nome da criança) e (nome da criança), concernente ao mês de __________ de _______.

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome do(a) recebedor(a))

É válido ressaltar que o não pagamento de pensão hoje no Brasil, implica em prisão e por isso, mesmo fazendo os pagamentos de maneira correta, é preciso sempre guardar os comprovantes ou recibos de pagamento da pensão para necessidades comprobatórias.

Caso haja necessidade de fazer esse recibo com um profissional especialista, não deixe de fazer mesmo assim, a legalidade desse pagamento é importante para que não haja pendências futuras.

E então, já ficou a saber que modelo de recibo de pagamento de pensão usar de forma fácil, podendo adaptar como necessitar, bastando copiar e imprimir?

Deixe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *