Modelo de Proposta de Acordo

modelo de proposta de acordo

Segundo o que é determinado pela justiça, uma proposta de acordo é o ajuste formal entre duas partes, que chegam a um entendimento que beneficia ou agrada ambas as partes, possibilitando assim uma conciliação.

Dentro dos processos judiciais, uma proposta de acordo pode estabelecer quais serão a obrigação entre as partes que são litigantes, isso quer dizer que possa ser extinta, depois do seu cumprimento acordado.

Conteúdos

Como Fazer

A primeira coisa a fazer e estabelecer qual a obrigação da parte litigante e o que pode ser extinto dentro do acordo.

O ajuste e a formulação da proposta devem ser encaminhados a outra parte, e aguardar para saber se o acordo será aprovado ou não.

É possível que nesse tempo haja uma contra proposta, nesse caso uma nova avaliação deve ser feita, para aceitar ou não o que está entrando no acordo, e se isso está de acordo com os interesses de ambos.

Quais são as Vantagens?

O acordo agiliza e muito na resolução de um processo.

Tudo que é negociado e finalizado, possui a vantagem de encerrar por completo o processo que estava em andamento e com isso, ele nem vai a julgamento, dependendo do caso.

O acordo serve para encerrar discussões, reduzir o tempo do processo e com isso, todos ganham (na maioria das vezes).

As propostas de acordo podem ser feitas mediante o pagamento de determinado valor, ressarcimento, e isso acaba economizando tempo, custas judiciais, provas e documentos.

Sem contar que a rapidez também ajuda o sistema judiciário que está sempre sobrecarregado de processos.

Modelo de Proposta de Acordo

Veja abaixo com o nosso modelo de proposta de acordo como ela pode ser feita:

Leia Mais  Modelo de Proposta Comercial
(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

À (nome do destinatário)

Referente ao processo nº ___________, tendo como parte autora (nome) e parte ré (nome), venho por meio deste apresentar como proposta de acordo o pagamento da quantia de R$ ___________ (valor por extenso), em X (número) parcelas mensais, colocando fim à demanda.

Em caso de aceitação solicito o fornecimento dos dados bancários para depósito com os quais elaborarei a minuta de acordo para assinatura pelas partes e posterior protocolo.

Atenciosamente,

(assinatura)
(nome)

(telefone)
(e-mail)
(endereço)

Para intermediar qualquer acordo é indicado contratar um advogado.

Somente ele é capaz de ajudar a entender os contratos, propostas e contrapropostas, e sabe dizer o que pode ser mais vantajoso para você.

Não aceite nada de cara, faça uma boa reflexão e veja o que vale mais a pena, seja você o credor ou devedor.

E então, já ficou a saber que modelo de proposta de acordo usar de forma fácil, podendo adaptar como necessitar, bastando copiar e imprimir?

Deixe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *