Modelo de Proposta Comercial

modelo de proposta comercial

A proposta comercial nada mais é do que um tipo de documento, onde uma empresa faz uma proposta de negócio, que é destinado a um cliente. Seja ela para venda de um produto ou serviço.

Na proposta deve ter a descrição do produto ou serviço, e como ele será vendido ou executado, além dos dados de ambos, cliente e empresa e os valores que estarão envolvidos em toda a negociação.

A proposta comercial pode ser feita de maneira formal ou expressa, mas deve ser de interesse do cliente, tudo ali descrito, afinal de contas, é um documento que vende.

Como Fazer / Modelo de Proposta Comercial

O documento pode ser um tanto complexo e bem completo, já que depende muito da proposta e de cada empresa.

Nele deve estar contido todos os detalhes do projeto, desde o que será feito, o tempo de execução, os materiais, valores, etc…

Há um checklist que pode ser seguido como modelo de proposta comercial para facilitar a confecção da proposta comercial, veja abaixo:

  • Defina o objetivo da proposta

A proposta comercial precisa ter um objetivo, que na maioria das vezes é fechar uma venda. Sendo assim a ideia principal e a visão estratégica devem contemplar esse objetivo.

  • Conheça o cliente

Quando você conhece o seu cliente, fica mais fácil elaborar uma proposta que será fechado. Isso porque a empresa consegue solucionar os problemas pelo qual ele está passando ou o que precisa resolver. Pense no que a sua empresa tem a oferecer que o concorrente não tem? Qual é o diferencial do seu produto?

  • Defina o formato da proposta

Cada empresa possui um modelo de proposta comercial diferente, mas todos precisam ter uma formatação padrão. O modelo deve estar apresentável e ser profissional para que fique bem apresentado.

Leia Mais  Modelo de Declaração / Atestado de Matrícula

Para definir a formatação da proposta você pode levar em consideração o objetivo dela e o perfil do seu público. Duas características que podem ajudar na escolha da digitalização da impressão, etc.

  • Planeje o que será escrito

Se o intuito é vender, você não vai descrever o seu trabalho de qualquer maneira. O conteúdo precisa ser bem explicado e completo, para que não haja dúvidas.

E se houver, é preciso ter dados de contato para o cliente possa entrar em contato, tanto para tirar dúvidas quanto para fechar o negócio.

Portanto, na hora de produzir a proposta, pense nas palavras que irá usar, em como o seu produto pode ajudar o cliente. Se possível use gatilhos de venda, e aguarde os contratos fechados.

E então, já ficou a saber que modelo de proposta comercial usar de forma fácil, podendo adaptar como necessitar, bastando copiar e imprimir?

Deixe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *