Modelo de Procuração Receita Federal

modelo de procuração receita federal

A Receita Federal é responsável por administrar e ter controle aduaneiro sobre os tributos que são pagos ao Ministério da Fazenda.

Sendo assim, todos os contribuintes, assim como empresas precisam declarar os seus bens, através de documentos todos os anos.

Para o caso de uma empresa precisar atuar de alguma forma junto do órgão federal, é preciso que alguém, seja competente e tenha um documento procuratório, para exercer tal função de forma competente.

A procuração pode ser feita para dar poderes de realizar determinadas ações, e tudo isso deve estar descrito no documento.

Qual a Utilidade da Procuração?

A procuração é feita para facilitar a vida das pessoas, principalmente empresários que possuem agendas lotadas e muitas vezes não conseguem resolver tudo.

Através de uma procuração o representante consegue realizar diversas atividades, como por exemplo:

  • Assinar documentos;
  • Fazer contratações;
  • Representar a empresa;
  • Fechar acordos.

Uma outra grande vantagem de fazer uma procuração para Receita Federal é efetuar atividades de maneira rápida e sem passar do prazo.

Uma procuração costuma ter validade de 5 anos, caso a sua data expiratória não tenha sido determinada no documento pelo outorgante.

Modelo de Procuração Receita Federal

Existem algumas informações que devem ser levadas em consideração na hora de elaborar uma procuração destas e é por esse motivo que iremos lhe mostrar um modelo de procuração Receita Federal.

Veja abaixo:

PROCURAÇÃO

Outorgante: (nome da empresa), pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº _____________, com sede à (endereço completo), neste ato representada por seu sócio administrador (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº _____________ e no RG nº ___________, residente e domiciliado à (endereço completo).
Outorgado(a): (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº _____________ e no RG nº _____________, residente e domiciliado(a) à ___________, nº ____________ – (bairro), Cep ____________, na cidade de ____________ – (UF).

Poderes: Amplos e gerais poderes, para o fim especial representar a outorgante junto à Receita Federal do Brasil, podendo efetuar requerimentos, solicitar, apresentar e assinar documentos, atualizar dados cadastrais, prestar declarações, interpor contestações, impugnações e recursos, emitir guias, efetuar pagamentos, enfim, praticar e recorrer a todos os meios legais necessários ao fiel cumprimento do presente mandato que é valido até __________.

(município) – (UF), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome do(a) outorgante)

Todo documento com esse tipo de poder deve ser redigido com muito cuidado e principalmente dar poderes e ser direcionado a pessoas de total confiança.

Leia Mais  Modelo de Ofício

Para evitar maiores problemas, o ideal é sempre elaborar esse tipo de documento com um advogado especialista.

E então, já ficou a saber que modelo de procuração Receita Federal usar de forma fácil, podendo adaptar como necessitar, bastando copiar e imprimir?

Deixe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *