Modelo de Procuração do INSS

modelo de procuração do inss

A procuração do INSS serve para quando um segurado, não pode comparecer a sede da agência e com isso, uma procuração devidamente redigida pode dar poderes a outra pessoa, para que resolva ou receba algum benefício.

Normalmente essa procuração é feita para o caso de o segurado não poder comparecer ao INSS pode motivo de saúde, ou locomoção, e alguma impossibilidade. Sendo assim o beneficiário pode autorizar uma outra pessoa a receber por ele.

Conteúdos

Quando uma Procuração é Aceita?

De acordo com a constituição, a procuração só pode ser aceita para o caso de representação legal, em casos de parente de primeiro grau.

Quando a procuração do INSS é particular, ele deve ser retida e ficar arquivado, principalmente se ela for específica para o uso no INSS.

Para demais casos o servidor faz uma cópia e ela deve ser autenticada pelo servidor. Com a conferência da assinatura do beneficiário e identificação do documento original do outorgado e outorgante.

Em alguns casos também é exigido que o reconhecimento de firma seja feito, para acabar de confirmar a autenticidade do documento.

Precauções

É válido ressaltar que a procuração do INSS deve ser feita como medida de extrema necessidade.

A ação pode ser extremamente burocrática já que o procurador deve ser cadastrado na agência, e usar esse tipo de “benefício” somente em casos emergências mesmo e não somente por comodidade.

Modelo de Procuração do INSS

Tendo tudo isso em mente, o segurado pode fazer a procuração, e ser representado por uma terceira pessoa, que seja competente e tenha esse instrumento procuratório em mãos.

Veja abaixo como um modelo de procuração do INSS pode ser feito.

Leia Mais  Modelo de Queixa Crime
PROCURAÇÃO

Outorgante: (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº ______________ e no RG nº __________, residente e domiciliado(a) à Rua (informar), nº __________ – (bairro), na cidade de __________ – (UF).

Outorgado: (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº _____________ e no RG nº _________, residente e domiciliado(a) à Rua (informar), nº ________ – (bairro), na cidade de ___________- (UF).

Poderes: Para representá-lo(a) perante o INSTITUTO NACIONAL DE SEGURIDADE SOCIAL – INSS, podendo requerer benefícios, interpor recursos às instâncias superiores, receber mensalidades e quantias devidas, assinar recibos, fazer recadastramentos, bem como representá-lo(a) junto à instituição bancária que recolhe o referido benefício, podendo, para tanto, assinar documentos, atualizar dados cadastrais, alegar e prestar declarações e informações, solicitar e retirar senha e cartão magnético, enfim, praticar e recorrer a todos os meios legais necessários ao fiel cumprimento do presente mandato.

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome do outorgante)

E então, já ficou a saber que modelo de procuração do INSS usar de forma fácil, podendo adaptar como necessitar, bastando copiar e imprimir?

Deixe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *