Modelo de Notificação Extrajudicial

modelo de notificação extrajudicial

A notificação extrajudicial pode ser usada para diversas finalidades, como por exemplo, o pagamento de um debito, solicitar a desocupação de um imóvel, avisar as consequências de um ato, entre várias outras situações.

Sendo assim, esse tipo de documento pode ser feito pelo Setor de Registro de Títulos e Documentos, onde pode ter um conhecimento oficial e legal, ou de forma particular mesmo, desde que ele tenha o conteúdo adequado para a fé pública disponibilizar e tornar a notificação um documento de valor jurídico.

Conteúdos

Para que Serve?

O ato de notificar, é fazer prova de que uma pessoa tomou conhecimento, recebeu ou foi notificado sobre um conteúdo, sendo ele de qualquer ato jurídico, que possa ser levado a registro.

Nesse sentido, o notificado não pode alegar que não conhece o documento, ou que desconhece o conteúdo, nem se eximir de cumprir as obrigações por falta desse conhecimento.

Como Fazer?

A notificação pode ser feita de forma muito simples e prática, quando feita por um profissional especializado, o documento consegue ter mais relevância e importância, mas o processo também pode ser feito através de modelos encontrados pela Internet.

Basta que ele tenha os seguintes padrões:

  1. A notificação não possui um padrão, podendo variar a cada caso e conteúdo. Porém o texto deve ter algumas informações importantes, sendo elas;
  2. Nome completo e endereço completo da pessoa a ser notificada, destinatário da notificação, título do documento e os dados do notificado;
  3. O texto deve ser claro e conter as informações sobre o objetivo da notificação, exigências e providências que o notificado deve fazer, prazos de cumprimento e as medidas que serão tomadas, no caso de as exigências não serem cumpridas dentro do prazo;
  4. Ao final, a data e assinatura deve ser feita, e elaborada em 2 vias, de acordo com cada cartório.
Leia Mais  Modelo de Fichamento

É válido ressaltar que dentro do texto da notificação extrajudicial, não pode haver nada que atente contra a moral e os bons costumes, assim como a segurança nacional.

Veja abaixo um modelo de notificação extrajudicial a titulo de exemplo para que o possa usar ou adaptar conforme necessário.

Modelo de Notificação Extrajudicial

Notificação Extrajudicial

À Sr(a). (nome)

(nome da empresa), inscrita no CNPJ sob o nº ______________, com sede à Rua _______________, nº _________ – (bairro), na cidade de _____________ – (UF), vem por meio desta informar que consta em seu cadastro o apontamento de débitos pendentes referentes à nota fiscal nº ____________, referente às parcelas vencidas em (data) e (data), no valor total de R$ _____________ (valor por extenso).

Na intenção de alcançar uma solução amigável para a pendência, solicitamos o comparecimento de Vossa Senhoria para quitação ou negociação do débito, evitando assim as medidas judiciais cabíveis.

Caso o referido débito já tenha sido quitado ao tempo do recebimento desta, favor desconsiderar esta notificação.

Certos de que seremos prontamente atendidos, desde já agradecemos a compreensão.

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome do responsável) (cargo)

(nome da empresa)

E então, já ficou a saber que modelo de notificação extrajudicial usar de forma fácil, bastando copiar e imprimir?

Deixe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *