Modelo de Laudo Técnico

modelo de laudo tecnico

O Laudo técnico é um tipo de documento, muitas vezes feito por um especialista ou técnico, que serve para analisar algum resultado técnico ou para relatar um ocorrido, uma situação, etc…

Cada empresa e situação, existe um tipo de laudo, mas com isso, separamos algumas dicas para te ajudar a elaborar um laudo técnico, de maneira simples e clara.

Conteúdos

Identificando os Problemas

Na hora de elaborar e desenvolver um laudo, é preciso que você entenda de uma maneira profunda, qual é o real problema do cliente ou da empresa. Depois disso, entenda qual o objetivo do laudo, porque ele está sendo escrito.

Quanto mais claro estiver essas questões, será mais fácil começar a escrever.

Peça para que o cliente deixe um pedido por escrito, com o que ele precisa saber, informando qual é o real problema que precisa ser corrigido, analisado, etc…

Estrutura

Depois de perguntar ao solicitante o que precisa ter no documento, é preciso saber se a empresa pede algum modelo específico de laudo, se existem regras para a elaboração. Caso tenha, é preciso seguir à risca que precisa ser feito.

Caso não haja uma estrutura específica, existem alguns padrões estéticos para organizar e construir um laudo técnico mais profissional, à medida que as soluções vão surgindo. Por isso, cada laudo precisa de uma estrutura, que podem seguir esse padrão:

  • A primeira página é uma capa;
  • Em segundo lugar vem uma folha de rosto falsa, só para dar espaço;
  • Depois a folha de rosto;
  • Um resumo do que estará descrito no laudo técnico, assim como a data, o local e o título do laudo técnico;
  • Sumário;
  • Introdução, que deve ter a definição do que é será resolvido;
  • Lista de tabelas, gráficos, siglas e abreviações;
  • Desenvolvimento;
  • Apêndices caso haja necessidade;
  • Conclusões;
  • E as referências caso também haja alguma.
Leia Mais  Modelo de Liberdade Provisória

Formatação

A aparência do laudo também é importante. É de acordo com a formatação que ele fica mais profissional e bem visto.

Por isso o conteúdo deve ser atraente e organizado, com isso, ele fica mais fácil de ler e também fica com um padrão mais atraente.

Planejamento

O principal do laudo técnico é que ele precisa ser técnico, por isso deve ser levado em consideração que mais pessoas irão ler, e por isso, você precisa garantir que o problema será resolvido no documento.

Por isso, fazer um planejamento antes de escrever, também é importante, para conseguir descrever as soluções de forma adequada. Como o conteúdo das conclusões, e com isso, a solução pode ser facilmente compreendida.

E então, já ficou a saber que modelo de laudo técnico usar de forma fácil, podendo adaptar como necessitar, bastando copiar e imprimir?

Deixe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *