Modelo de Folha de Ponto

modelo de folha de ponto

Existem diversas formas de folha de ponto, que servem para auxiliar as empresas a controlar a frequência do horário de entrada e saída de seus funcionários. O que serve para calcular e realizar o fechamento do pagamento de acordo com as horas trabalhadas.

Todas as informações que são anotadas, servem para identificar os dados da rotina, e as horas trabalhadas, ausências, faltas, horas extras, etc…

O que a grande maioria das empresas faz hoje, é usar de equipamentos eletrônicos para marcar o ponto do funcionário, com a leitura da impressão digital.

O Que é?

Independente de qual seja a forma de marcar a presença dos funcionários, a folha de ponto serve para comprovar a assiduidade dos horários, registrando a entrada e saída dos funcionários, durante a jornada de trabalho.

As marcações podem acontecer de quatro formas de diferentes, que podem ser levadas em consideração, no mesmo dia. Sendo elas, a anotação da entrada, pausa para refeição, retorno da pausa, e o término da jornada de trabalho.

Tendo isso, ao final de cada mês, essa folha de pagamento, ou registro, deve estar preenchida para conferência. Essas informações portanto, são usadas para os profissionais de RH, que fazem os cálculos para fazer os pagamentos de salário.

O que as leis trabalhistas garantem sobre esse assunto?

Com o registro da folha de ponto, as empresas que adotam os sistemas automáticos e informatizados, conseguem ter os dados registrados de todos os seus funcionários através de softwares.

É válido ressaltar ainda que esse tipo de registro, garante aos empresários o cumprimento da legislação. De acordo com a lei, os donos das empresas são obrigados a aderir algum método de controle de ponto, para os funcionários que trabalhem em regime CLT.

Leia Mais  Modelo de Liberdade Provisória

Tipos de Folha / Modelo de Folha de Ponto

Abaixo irá ver os diferentes tipos de modelo de folha de ponto que podem ser implementados em uma empresa, tudo depende do número de funcionários e o que melhor funcionar para cada caso.

  • Planilha

A planilha não funciona exatamente como folha de ponto, mas ela complementa, servindo para organizar os dados que são registrados através dos colaboradores e as suas anotações.

É possível que encontrar planilhas com fórmulas prontas dos cálculos, somando as horas de forma automática, etc, mas tudo também pode ser feito manualmente.

  • Caderno ou livro

Esse tipo de folha de ponto também é muito conhecido e usado entre os brasileiros. É o famoso caderno comprado em papelaria, que possui as divisões para que os funcionários assinem seus nomes e coloquem o horário de entrada e saída do trabalho. É como um livro diário, e o preenchimento é feito à mão.

  • Folha de ponto mecânica

Também conhecido como relógio de ponto, é um dos métodos mais seguros dentre os anteriores. O colaborador usa o relógio de ponto, para fazer as marcações dos seus horários de jornada de trabalho, usando um cartão de ponto pessoal. É bem fácil, e geralmente esse relógio fica localizado na entrada da empresa.

  • Folha de ponto digital

Um dos tipos mais usados atualmente e também o mais seguro e eficaz para registro e controle de ponto com a gestão de horas trabalhadas. É um modelo integrado, que funciona junto de um aplicativo online de registro, onde os funcionários registram suas chegadas e saídas com a impressão digital, ou com um aplicativo no próprio celular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *