Modelo de Fichamento

modelo de fichamento

O fichamento é muito usado por alunos e vestibulandos como uma forma de facilitar os estudos. Nada mais é do que um resumo que consegue reunir todas as ideias mais importantes do material estudado.

É muito comum ser usado em processos de revisão de literatura, já que consegue manter muito material lido em versões resumidas de tudo o que é mais importante, para estudar mais rapidamente ou fazer consultas futuras.

Conteúdos

Como Fazer / Modelo de Fichamento

O documento pode ser feito em forma de atividade, ou seja, durante a criação do fichamento, o aluno pode aproveitar e estudar junto.

Essa leitura é a mais importante e deve ser feita com muita atenção, para que o conteudo seja realmente absorvido.

Se você já tem todo o material de que precisa, como começar a estudar e ir fazendo o fichamento ao mesmo tempo, montando trechos do texto, livro ou artigo, que achar mais importante.

Em resumo, no fichamento é preciso identificar e saber analisar os pontos fortes do material estudado.

Caso contrário o fichamento vira um resumo enorme e perde a função essencial que ele precisa ter.

Tipos de Fichamento

Embora cada pessoa possa fazer o seu fichamento de acordo com o que necessita na hora dos estudos, o fichamento também é uma modalidade de trabalho, e por isso, ele possui tipos diferentes, que também podem ser usados de acordo com o que cada instituição pede.

Os tipos de fichamento mais comuns são:

  • Fichamento de citação;
  • Fichamento bibliográfico;
  • Fichamento de resumo;
  • Fichamento de conteúdo;

Fichamento de citação

Esse tipo de fichamento também é conhecido como temático e é feito de forma transcrita, onde os trechos mais importantes são colocados, assim como as partes mais importantes, mas é preciso sinalizar que aquilo é uma citação e dar as devidas referências em cada trecho.

Leia Mais  Modelo de Atestado

Fichamento Bibliográfico

Esse tipo de fichamento é feito para descrever em forma de comentários, tudo que possui a obra, ou parte dela.

As ideias principais devem ser descritas de forma organizada, incluindo até os números das páginas e capítulos da obra lida.

Fichamento de Resumo ou Conteúdo

Em ambos os casos o fichamento é feito com as próprias palavras.

Você lê o conteúdo ou material e tira dele o que é mais importante usando o seu entendimento. Nesse caso, não há muita regra, mas é preciso seguir a ordem dos acontecimentos.

Mesmo usando as próprias palavras o entendimento não pode ser muito diferente do que o autor quis dizer em seus argumentos.

E então, já ficou a saber que modelo de fichamento usar de forma fácil, podendo adaptar como necessitar, bastando copiar e imprimir?

Deixe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *