Modelo de Fichamento de Citação

modelo de fichamento de citação

O fichamento é todo aquele registro feito, que resume ideias principais de um material ou texto, podendo também ser de um livro, um artigo ou revista.

Esse tipo de registro é muito usado como uma técnica para estudo pessoal, e também em alguns casos é um dos itens pedidos para a pesquisa do TCC.

Conteúdos

Como Fazer

Na hora de desenvolver um fichamento em um primeiro momento se deve ler o texto brevemente. Esse tipo de leitura mais dinâmica, serve para entender qual o assunto e o conteúdo do material.

Feita essa primeira impressão, então a leitura mais profunda pode ser feita.

Enquanto faz a leitura, vá anotando todas as informações mais importantes, de forma organizada para depois transformar isso em citação caso seja necessário. Lembrando que toda citação deve ser indicado da melhor forma.

Depois de ter todas as ideias principais, pode começar a escrever o fichamento de citações, e vai notar que o resultado pode variar de pessoa para pessoa, de acordo com a avaliação individual do que é mais valorizado.

Tipos de Fichamento

Existem dois tipos de fichamento basicamente, um deles é sobre as citações do material, o famoso fichamento de citação e o outro envolve uma análise mais crítica do conteúdo, muitas vezes expressando uma opinião pessoal do tema.

Em ambos os casos, existe uma estruturação, como cabeçalho, referência o conteúdo principal, etc…

Veja como eles podem ser feitos.

Citação

O fichamento de citação é aquele que reuni as frases mais importantes que são citadas no texto.

Por isso, normalmente elas são escritas entre aspas, já que dizem algo que foi dito em outro lugar ou por outra pessoa.

Leia Mais  Modelo de Recurso Especial

É preciso ter atenção pois elas devem fazer sentido entre si, principalmente quando alguma parte for ocultada.

Veja como fica:

Modelo de fichamento de citação

MARTINS, Carlos Estevam. A Questão da Cultura Popular. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1963.

“(   ) Todo um complexo universo criado pelo trabalho e que tem por finalidade garantir, a um nível cada vez mais integral, a realização do ser do homem no mundo.” (p. 38).

“(…) de um lado precisamos infundir no povo uma cultura que ele não tem e que lhes faz falta, mas a qual ele não consegue chegar sozinho, pois ela é produzida e cultivada fora do povo: ele encontra-se à margem do processo que produz e cultiva essa cultura. De outro lado, não podemos entregar ao povo essa nova cultura sem que primeiro, nós próprios nos apossemos da velha cultura do povo.” (p. 47)

Texto de resumo

Além do fichamento de citação, o texto de resumo também pode ser considerado um tipo de fichamento, onde são inseridas as ideias principais do material, mas feito com as próprias palavras de entendimento do leitor.

Embora aqui nesse caso também possa haver citações, a ideia principal é organizar as ideias de acordo com o conteúdo em uma ordem de entendimento. Expressando opinião e os entendimentos.

Resumo de texto

CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.

Para o argentino Néstor García Canclini, consumidor está longe de ser uma ação alienante apenas; é também um objeto de estudos, pois “o consumo serve para pensar”. Esta relação surge no momento no qual consumimos algo, combinando o pragmático e o aprazível. Desta maneira, estamos realmente “pensando”, pois atribuímos valores e qualidade aos nossos produtos na hora de consumi-los. Assim, é capital estudar o consumo e a cidadania no cenário vigente de diversidade e processos culturais, para assegurar a todos as iguais possibilidade de acesso aos bens da globalização.

Por fim, o autor afirma que a cidadania deve estar em conexão com o consumo e também como estratégia política, pois hoje com os meios de comunicação a articulação entre o público e o privado se facilita, de modo que os velhos agentes, ou seja, os partidos, sindicatos, intelectuais, vão paulatinamente sendo substituídos pela comunicação de massa, gerando um novo cenário sociocultural vigente.

E então, já ficou a saber que modelo de fichamento de citação usar de forma fácil, podendo adaptar como necessitar, bastando copiar e imprimir?

Deixe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Leia Mais  Termo de Religioso com Efeito Civil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *