Modelo de Fichamento Bibliográfico

modelo de fichamento bibliografico

O fichamento bibliográfico, nada mais é do que um resumo, feito sobre as ideias que foram abordadas em uma obra, seja ela em livro, documento, artigo, etc…

Antes da internet e dos computadores se popularizarem, os fichamentos bibliográficos eram bastante populares, assim como as fichas e o cartão pautado.

Normalmente esse fichamento é feito por tópicos, e com tamanhos padrões que podem ser usados tanto frente, quanto verso. Facilitando assim a leitura, ou a apresentação para uma discussão.

Para que Serve?

Atualmente, é mais raro encontrar esse tipo de resumo, e até mesmo eles são menos pedidos por professores de escola e universidades, porém, o fichamento também pode ser feito para ajudar a guardar um conteúdo de forma resumida, e sobre o entendimento sobre uma obra.

Por exemplo, você leu um livro e para não ter que ler ele novamente para lembrar dos detalhes mais importante, faz o fichamento, com a ideia principal, tudo que é mais importante e o seu ponto de vista de quanto leu o livro. Assim, quando quiser novamente voltar a rever esse livro, pode ler somente o fichamento.

Atualmente também existem os fichamentos virtuais, que também agregam benefício, já que não ocupa espaço físico, e é mais difícil de perder, manchar, sujar ou rasgar.

Como é Feito

Durante o resumo, ele pode ser feito em tópicos, e enquanto fizer a pesquisa, todo o material lido, deve ser catalogado, tornando essa busca mais facilitada para uma referência mais precisa.

As citações devem ser corretas e ágeis, não usar aquelas que são muito longas, pois deixa a leitura cansativa.

Se tiver um trecho muito longo que você achou importante, resuma ele, ou faça um entendimento com suas próprias palavras de maneira mais suscinta.

Leia Mais  Termo de Religioso com Efeito Civil

Com isso, o estudante ou pesquisador, consegue se organizar melhor e economizar tempo, na hora de separar trechos, localizar motivos importantes, análises e tudo aquilo que chamou mais atenção e deve ser usado no trabalho.

O que Deve ter em um Fichamento

Isso varia de cada pessoa, mas normalmente os itens que devem estar presentes em um fichamento são:

  • Identificação das obras;
  • Citações e referências facilitadas;
  • Embasamento para caso de produção de textos acadêmicos;
  • Conhecer todo o conteúdo do material do fichamento de forma resumida.

Para organizar todas essas informações, o fichamento pode ter um cabeçalho, um corpo de texto, mas para o caso de ser algo pessoa, a formatação é livre, e inclusive, pode ser feito de próprio punho.

Para o caso de ser um trabalho, é preciso seguir à risca as regras na hora da elaboração do fichamento bibliográfico.

E então, já ficou a saber que modelo de fichamento bibliográfico usar de forma fácil, podendo adaptar como necessitar, bastando copiar e imprimir?

Deixe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *