Modelo de Declaração Escolar

modelo de declaração escolar

A declaração escolar é o documento feito para comprovar o período escolar e o horário que o aluno ou aluna, estuda ou estudou, em determinada instituição de ensino.

Tal documento, pode ter muitas finalidades, como por exemplo, servir para orientar uma jornada profissional ou de curso…

Conteúdos

O Que é?

É um tipo de texto, que serve tanto para situações cotidianas, quanto para constitui um relato, proferido por alguém, em favor de uma outra pessoa, procurando sempre trazer a verdade, naquilo que está redigido.

Apesar de ser uma comunicação escrita, cuja estética deve ter padrões fixos, que envolvem certo conhecimento específico, assim como:

  • Tipo de linguagem
  • Estrutura textual
  • Forma de iniciar
  • Finalizar a mensagem
  • Entre outros aspectos…

Ela pode ser feita de forma particular.

Para que Serve?

A declaração escolar pode ser usada para diversas finalidades, como para comprar meia entrada em ambientes que destinam esse desconto a estudantes, para facilitar ou mudar a vaga de horário em um curso, ou horário de trabalho, dentre várias outras coisas.

Além desse documento, outro que também pode ser usado com a mesma finalidade é o histórico escolar.

Um não substitui o outro, mas na maioria das vezes, quando o aluno não possui histórico, é que é feita a declaração escolar, porém, é preciso saber que em alguns casos, somente o histórico escolar é que é aceito.

Modelo de Declaração Escolar

Veja abaixo o nosso modelo de declaração escolar, especificando todos os detalhes e informações necessários, que o aluno precisa declarar.

Tudo pode ser alterado de acordo com a atual situação de cada um. Acompanhe:

DECLARAÇÃO
Declaro para fins que (nome), inscrito(a) no CPF sob o nº ____________, frequenta (ou frequentou) o CURSO DE _____________ nesta instituição de ensino, no período de ______ de ______ a _______ de _______, no período (matutino, vespertino ou noturno), com carta horária de _______ horas.
(localidade), (dia) de (mês) de (ano).
(assinatura)
(nome do responsável) (cargo)
(nome da instituição de ensino)

De acordo com o modelo acima, a declaração escolar pode ser feita, e entregue ao destino que for necessário, mas sempre lembrando que esse documento não substitui o histórico escolar.

Leia Mais  Modelo de Balanço Patrimonial

Que geralmente é pedido em contratação de empregado, ao registrar em carteira, ingresso na faculdade, entre outras situações.

É preciso sempre perguntar se esse tipo de documento é válido e caso você não tenha o histórico, basta ir até a sua antiga escola e fazer a solicitação.

E então, já ficou a saber que modelo de declaração de escolar usar de forma fácil, bastando copiar e imprimir?

Deixe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *