Modelo de Declaração de Residência

modelo de declaração de residência

O comprovante ou a declaração de residência é o documento que serve para demonstrar o endereço residencial de uma pessoa.

Existem diversos documentos que são aceitos com este fim, como contas de telefone, água e luz, faturas de cartão de crédito, entre outros.

Em alguns casos, quem mais precisa dessa declaração de residência, não possui nenhum desses documentos registrados no próprio nome, e por isso, precisa fazer a comprovação de outra forma.

Legislação Vigente

De acordo com o artigo 1º da Lei 7.155/1983, a declaração feita para provar a residência, deve ser firmada pelo próprio interessado, ou por um procurador, e sob as penas da Lei, deve ser verdadeira.

Diferença entre Residência e Domicílio

A residência é como se determina o local de moradia atual de uma pessoa, com intuito de ela ser permanente.

Já o domicílio, pode ser o local onde a pessoa estabelece sua residência definitiva ou onde se exerce uma atividade profissional.

É possível uma pessoa ter mais de uma residência, assim como domicílio…

Para comprovar ambos é bem simples, no caso de não haver nenhum documento em nome da pessoa, deve-se fazer uma declaração de residência por escrito, desde que ela traga todas as informações necessárias e que seja reconhecido firma.

Declaração de Residência Alugada

Além de comprovar a residência também comprova a de locador, para demonstrar despesa ou até mesmo a ausência de patrimônio.

A pessoa interessada deve fazer o documento, e afirmar a sua condição de locatário, indicando o endereço da casa e os dados do locador.

Modelo de Declaração de Residência

Segue abaixo o modelo de algumas declarações que podem ser usadas para declarar residência, acompanhe:

Leia Mais  Modelo de Advertência por Falta

Declaração de Residência

Comprovante de Residência   (Nome Completo), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito (a) no CPF sob o nº ___________ e no RG nº _____________, declaro informar para os devidos fins, na forma do artigo 1ª da Lei nº 7.115/1983 e sob as penas da Lei, que mantenho residência e domicílio à  (Nome da rua, avenida ou travessa), nº ____ – (Bairro), CEP ________, na cidade de ________ – (UF)   Por ser a expressão da verdade, firmo a presente declaração para efeitos legais.   (Município) – (UF), (dia) de (mês) de (tal ano).   (assinatura) (nome)

Declaração de Residência Alugada

Declaração de Residência Eu, (nome do declarante, locatário), (nacionalidade), (estado civil), profissão, inscrito (a) no CPF sob o nº _________ e no RG __________, declaro para os devidos fins, sob as penas da lei, que resido no imóvel alugado localizado à (endereço completo),  cujo (a) proprietário (a) é o (a) Sr (a). (informar nome do locador (a)), inscrito no CPF sob o nº _________ e no RG nº _________.   Por ser a expressão da verdade, firme a presente para efeitos legais.   (município) – (UF), (dia) de (Mês) de (ano).   (assinatura) (nome do declarante)

E então, já ficou a saber que modelo de declaração de residência usar de forma fácil, sendo ela alugada ou não, bastando copiar e imprimir?

Deixe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *