Modelo de Declaração de Idoneidade

modelo de declaração de idoneidade

A idoneidade é um conjunto de qualidade que podem ser designadas para uma pessoa, que normalmente a torna mais respeitável e de bons costumes.

Quando alguém possui essa característica também costuma ser considerada honesta e digna de respeito e admiração pela sociedade.

Dentro da sociedade, é sinônimo de boa reputação e honraria no ambiente em que está. No Brasil, a idoneidade pode ser declarada através de um documento, a declaração de idoneidade. Esta, se refere a idoneidade moral, civil e financeira do indivíduo.

A idoneidade financeira só pode ser declarada para o indivíduo que não possui o nome sujo, ou que está inadimplente, mas é com essa declaração que o indivíduo formaliza a sua situação para com a sociedade e o seu histórico de vida honesto e idôneo.

Para que Serve

Esse tipo de documento normalmente é solicitado como exigência por algumas empresas, para que seja possível que o indivíduo assuma algum cargo ou função pública.

Esse processo que muitas vezes exige essa declaração, são para cargos que existem idoneidade dos candidatos, como magistrado, promotor que são avaliados rigorosamente.

O que se pode dizer sobre esse tipo de documento é a sua peculiaridade, já que não é o indivíduo que assina o documento, mas sim, alguém que seja de sua confiança que confirme tudo que estiver sendo dito na declaração.

Como Fazer

Na hora de elaborar a declaração, alguns pontos devem ser levados em consideração, como por exemplo:

  • O indivíduo não pode ter antecedentes criminais;
  • A vida profissional não pode ter sofrido nenhum tipo de penalidade administrativa;
  • Tudo que estiver descrito na declaração deve ser fiel a realidade. Isso significa que pode ser que precise ser comprovado;
  • Qualquer tipo de falsificação pode eliminar o candidato de qualquer processo seletivo;
  • O indivíduo deve ter como comprovar de forma verídica tudo que estiver sendo dito, caso contrário o documento é inválido.
Leia Mais  Modelo de Contrato de Locação Comercial [Exemplo]

Modelo de Declaração de Idoneidade

Veja abaixo um modelo de declaração de idoneidade e como ele pode ser feito:

DECLARAÇÃO DE IDONEIDADE

(nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº __________, declara para os devidos fins de direito que não possui antecedentes criminais, nunca esteve envolvido em inquérito, quer administrativo ou criminal.

Declara, portanto, não ter nenhum impedimento legal para exercer a função (mencionar) e se dispõe a cumprir todas as determinações legais responsabilizando-se civil e criminalmente pela veracidade das informações ora prestadas.

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome)  

E então, já ficou a saber que modelo de declaração de idoneidade usar de forma fácil, podendo adaptar como necessitar, bastando copiar e imprimir?

Deixe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *