Modelo de Declaração de Comparecimento

modelo de declaração de comparecimento

A declaração de comparecimento é feita como forma de um documento, para comprovar que uma pessoa compareceu em determinado local, em tal hora e em tal dia.

Neste mesmo documento, vão alguns outros dados importantes sobre a pessoa, como números de documentos, e a data e local da elaboração desse documento.

Separamos alguns modelos de como pode ser feita essa declaração de comparecimento, que você pode ver mais abaixo e caso haja necessidade, fazer de forma particular, sem que seja necessária a presença de um advogado ou profissional envolvido.

Para que Serve?

O documento pode ser usado para diversos fins, como o comparecimento de um fiscal de prova para concurso ou vestibular, caso essa pessoa esteja faltando em dia de trabalho.

Para justificar uma ida a um escritório de advocacia, e para declarar o seu comparecimento em praticamente qualquer lugar que precise de comprovação.

É possível encontrar modelos dessa declaração em vários lugares e elas podem ter versões diferentes, dependendo de qual seja a sua justificativa ou necessidade.

É importante ressaltar que a declaração de comparecimento deve ser feita para cada dia, portanto, ela deve ser feita com atenção total as datas, para que nenhum dado esteja errado.

Justificativa Legal

Não há nenhuma norma ou lei para que este tipo de declaração sirva como justificativa para a falta do empregado no trabalho, a menos que haja um instrumento coletivo para toda a categoria profissional, mas se houver a necessidade de emitir esse tipo de documento, ele pode ser feito da seguinte maneira:

Modelo de Declaração de Comparecimento

Veja abaixo um modelo de declaração e comparecimento que podem ser feitos e apresentados para motivo de justificativa de falta em um dia de trabalho, ou para justificar algumas horas de ausência.

Leia Mais  Modelo de Sentença
DECLARAÇÃO

Declaro para os devidos fins que o(a) Sr(a). ________________________, inscrito(a) no CPF sob o nº ____________ e no RG nº _____________, compareceu a este escritório de advocacia para realização de consulta jurídica nesta data, no período matutino.

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome)

OAB-UF ____________ (endereço)

Como já foi dito, não necessariamente esse tipo de documento certe para a justificativa de uma falta no trabalho, mas é sempre válido ressaltar que qualquer tipo de compromisso que se tenha, que possa ser elaborado esse tipo de documento, pode ser avisado ao empregador com antecedência.

Assim sendo o documento serve como justificativa de algo programado, e você não deixa as pessoas não mão, pela sua falta.

E então, já ficou a saber que modelo de declaração de comparecimento usar de forma fácil, podendo adaptar como necessitar, bastando copiar e imprimir?

Deixe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *