Modelo de Contra-Cheque

modelo de contra-cheque

O contra cheque é uma ordem de pagamento, que pode ser usada para emitir ou para determinar a realização de um pagamento.

Em alguns casos é usado a holerite também. Esse tipo de documento é importante para determinar como será pago, o que será descontado e quais as quantias que serão inseridas ao beneficiário.

Esse tipo de título é encontrado dentro da Lei n 7.357-1985. Portanto todo pagamento feito em contra cheque, geralmente vem acompanhado de um recibo ou um holerite.

Esses documentos complementares servem para informar o recebimento do título.

Para que Serve

Embora nos dias de hoje esse seja um item muito pouco usado, o contra cheque é usado como forma de pagamento e, portanto, não pode ser feito através de um papel comum.

O cheque é impresso pelo banco e somente esse papel, é considerado válido.

O banco pode se recusar inclusive a compensar qualquer tipo de cheque que seja suspeito. Principalmente no seu preenchimento ou assinatura.

Outra forma do banco recusar a compensação do cheque, é quando não há fundos na conta da pessoa que passa o cheque como pagamento.

Nesse caso o cheque é considerado sem fundo, e existe toda uma burocracia para reaver o documento e não ter o nome negativado, ou até processado.

O que Pode ser Usado?

A grande maioria das empresas usa um holerite, quando o pagamento é feito através de depósito bancário, ou em dinheiro.

Em casos de o pagamento ser feito em contra cheque, também há a emissão do holerite, para que o funcionário assine e esse documento fica uma cópia na empresa pra comprovar o que o pagamento do salário foi realizado.

Leia Mais  Modelo de Relatório de Visita Técnica

De uma forma geral para substituir o contra cheque, qualquer tipo de recibo pode ser usado, desde que tenha os dados de ambos, pagador e recebedor, o título que foi pago, valor, valor de descontos em caso de salário e a assinatura de quem está recebendo.

Modelo de Contra-Cheque

Veja abaixo como pode ser feito um recibo que substitua o contra cheque na hora do pagamento através do nosso modelo de contra-cheque.

RECIBO DE SUBSTITUIÇÃO DE CHEQUE

(nome do(a) recebedor(a)), inscrito(a) no CPF sob o nº ___________ e no RG nº ___________, recebi de (nome), inscrito(a) no CPF sob o nº __________ e no RG nº ________,  o cheque nº _________, agência _______, do Banco ________, de sua titularidade, no valor de R$ __________ (valor por extenso), em substituição ao cheque nº ________, agência _________, do Banco __________, de mesmo valor e titularidade.

(município) – (UF), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome do(a) recebedor(a))

E então, já ficou a saber que modelo de contra-cheque usar de forma fácil, podendo adaptar como necessitar, bastando copiar e imprimir?

Deixe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *