Modelo de Certificado

modelo de certificado

Os certificados são usados como uma forma de confirmar a participação de um aluno em um curso, algum treinamento, etc…

Algumas empresas presam muito a presença de certificados de cursos e por isso, sempre que for se inscrever em algum, verifique se há a validação das horas nesse documento.

Caso seja você quem está realizando o evento, é possível fazer o certificado de uma maneira bem simples, usando o próprio Word ou PowerPoint do pacote Microsoft Office. Para aprender o jeito certo de fazer o certificado, continue lendo.

Usando modelos de design do PowerPoint

A grande maioria dos certificados não possuem muito design, muita cor, ou as vezes possuem o timbrado das empresas ou instituição que estão oferecendo o curso. No seu caso, vai depender do que você tem em mente na hora de criar o documento.

No próprio PowerPoint, você pode escolher um tema para incorporar e criar o certificado em cima disso. Para quem não possui logo ou papel timbrado, essa dica pode ser um norte, para ajudar na criação e elaboração do certificado.

Mas vale ressaltar que esse material será usado como um tipo de documento, portanto, quanto menos cores usar, melhor.

Você pode usar uma fonte bonita, mas que pareça profissional ou tenha algo a ver com o conteúdo do curso, mas o que deve prevalecer é a aparência profissional do documento.

  • Escolhendo o tipo e o motivo

De acordo com o certificado você vai escolher o que escrever nele, seja o objetivo do curso, a carga horária, ou a formação que será concluída.

Planeje o tamanho da letra, para a quantidade de informação que será distribuída no certificado.

  • Caixa de texto
Leia Mais  Modelo de Contrato de Empréstimo de Dinheiro

Tudo que você for escrever no PowerPoint, pode ser usado uma caixa de texto separada. Assim fica mais fácil ir movimentando cada escrito e cada item, para ver exatamente onde você quer que fique posicionado cada informação.

Caso seja necessário, movimentar, existem réguas disponíveis para ajudar a medir a localização de cada item escrito. É uma forma de deixar tudo reto e na mesma altura, se preferir.

  • Preenchendo o texto

Depois de encontrar o local de cada informação, agora é a hora de escrever o que deve ter no certificado.

Escreva o nome da empresa e o nome do curso em destaque. Pode ser em negrito ou com uma letra diferente e maior, por exemplo.

Não se esqueça do título que deve ser “Certificado de Conclusão”, ou “certificado”, ou “Certificado de Realização”, o que preferir.

E deixe espaço para a assinatura de quem irá ministrar o curso, e do aluno.

Modelo de Certificado

Veja abaixo o nosso modelo de certificado que poderá adaptar para o seu caso de forma bastante simples:

CERTIFICADO

A empresa ______________, inscrita no CNPJ sob o nº ______________, certifica que (nome do(a) aluno (a)), inscrito(a) no CPF sob o nº _______________, realizou o Curso (nome do curso e carga horária) no período de (data) à (data).

(município) – (UF), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome do(a) responsável) (qualificação)

(no verso do certificado listar o conteúdo programático do curso)

E então, já ficou a saber que modelo de certificado usar de forma fácil, podendo adaptar como necessitar, bastando copiar e imprimir?

Deixe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *