Modelo de Carta de Renúncia

modelo de carta de renuncia

Quando alguém resolve abrir mão de algum direito, ou determinado cargo, que lhe foi concedido de alguma forma, o nome disso é renúncia e para de fato oficializar esse “descarte” é feito a carta de renúncia.

Para quem não conhece, ou nunca ouviu falar, trata-se de uma declaração de vontade, que é expressa numa carta, onde o indivíduo descreve os motivos pelos quais está renunciando a tal direito. Sendo assim, a carta funciona como um tipo de extinção de direito em questão.

Separamos algumas dicas importantes para fazer um modelo de carta de renúncia, com alguns itens que são essenciais, e outros que podem ser alterados de acordo com cada necessidade.

Para que Serve?

O ato de abdicar de algum direito, de uma forma unilateral e irreversível, é o que se determina como renúncia, e tal ato deve ser praticado de maneira formal, para que os efeitos desejados sejam surtidos.

A carta de renúncia, se trata de uma declaração de vontade, através do qual a pessoa decide deixar de se ocupar com determinado cargo. Nessa ocasião, a carta de renúncia pode ser feita para que ela deixe o cargo, alegando seus motivos no documento em questão.

Regras a Seguir

Na hora de fazer uma carta de renúncia, algumas regrinhas são importantes, como é o caso de:

  • A carta deve ser apresenta pessoalmente à empresa;
  • Ela deve ter duas vias;
  • Uma das vias deve ficar com você e a outra com a empresa. Caso haja necessidade de protocolar, e enviar pelos Correios com aviso de recebimento, que é o AR.

Modelo de Carta de Renúncia

Um modelo de carta de renúncia pode ser feito de forma particular e preenchido conforma as necessidades de cada pessoa.

Leia Mais  Modelo de Exceção de Pré-Executividade
(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

À
(entidade ou órgão) (nome do responsável)
Ref. Renúncia.

(nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº _____________ e no RG nº __________, residente e domiciliado à (rua), nº _____ – (bairro), nesta cidade, comunico a Vossa Senhoria minha renúncia ao cargo de (informar), que ocupo desde ______ e tem validade até ______.
Neste ensejo, informo que as razões que me levaram a esta decisão são de ordem pessoal (indique outros motivos, se for o caso).
Dessa forma, ratifico minha renúncia ao cargo de (informar) e, nesta oportunidade, renovo meus votos de elevada estima e consideração.
Atenciosamente,

(assinatura)
(nome)

E então, já ficou a saber que modelo de carta de renúncia usar de forma fácil, podendo adaptar como necessitar, bastando copiar e imprimir?

Deixe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *