Modelo de Carta de Referência [Como Fazer, + Solicitação]

modelo de carta de referência

A carta de referência, também conhecida como Carta de Recomendação, é um documento que pode ser requisitado ao empregador ou recrutador, que pode ser anexado junto ao currículo para a candidatura de uma nova vaga.

Para quem é feita?

A carta de referência é o documento feito pelo antigo empregador, que deve apresentar elementos favoráveis ao funcionário, com elogios, para lhe dar mais credibilidade profissional dentro do mercado de trabalho.

Ela pode ser direcionada a uma nova vaga ao qual o indivíduo esteja se candidatando, ou ser de cunho acadêmico para solicitar uma vaga de pós-graduação, doutorado ou mestrado. Empregadas domésticas e prestadores de serviço costumam solicitar bastante esse tipo de documento.

O que uma carta de referência deve ter?

A maioria das empresas já possui um modelo de carta de referência pronto, com os elementos que precisam ser alterados e trocados, mas no geral o documento precisa ter alguns itens que são essenciais, como por exemplo:

  • Identificação do autor do documento;
  • Local e data;
  • Documentos do autor (CPF ou CNPJ);
  • Documento do candidato (CPF e RG);
  • Identificação do candidato;
  • Data da contratação e do desligamento do profissional;
  • Características profissionais que sejam favoráveis;
  • Encerramento;
  • Assinatura do autor.

Durante a requisição de uma carta de referência, o ex-funcionário faz a solicitação, ou também pode ser o futuro empregador que entra em contato com a antiga empresa e faz a solicitação para reunir os dados do profissional e decidir se o contrata ou não.

O objetivo desse tipo de documento é não conter características negativas. Portanto, só peça esse tipo de documento se você realmente foi um bom funcionário.

Leia Mais  Modelo de Procuração para Assembleia de Condomínio

Como Solicitar uma Carta de referência

Veja abaixo um exemplo de como poderia ser solicitada uma carta de referência profissional.

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

À (nome da empresa) Sr(a). (nome)
Recentemente o(a) Sr(a). (nome), inscrito(a) no CPF sob o nº _____________, se candidatou a uma vaga de emprego nesta empresa e forneceu seus dados de contato como referência profissional.

Assim, ficaríamos gratos em receber dados acerca da conduta e desempenho profissional, assim como idoneidade e confiabilidade do(a) referido(a) trabalhador(a).
Agradecemos antecipadamente pela atenção.
Atenciosamente,

(assinatura)
(nome do(a) responsável) (cargo)
(nome da empresa) CNPJ nº ____________

Modelo de Carta de Referência

Veja agora o nosso modelo de carta de referência, o qual poderá ser adaptado a qualquer situação:

(TIMBRE DA EMPRESA COM ENDEREÇO E CNPJ)
(localização), (dia) de (mês) de (ano).

CARTA DE REFERÊNCIA

Venho, por meio deste documento, declarar que (nome do ex funcionário), nascido em ______________, portador do CPF ______________, trabalhou nesta empresa como ____________________.

Foi contratado em ______________ e desligado em ___________. Durante este período, atuou sob minha supervisão, desempenhando seu trabalho sempre de forma ética e moral, sem nenhuma conduta que o desabone.

Durante seu período de atuação, Fulano mostrou-se um profissional dedicado, comprometido com entrega de resultados, com excelente relacionamento com seus clientes e colegas de trabalho e criativo na proposta de soluções para os desafios do dia a dia de trabalho.

Por este motivo, acredito que ele tenha muito a contribuir e recomendo sua contratação para o cargo desejado.

Fico à disposição para maiores informações e esclarecimentos através do email  ___________________ ou pelo telefone ___________ em horário comercial.

Cordialmente,
(assinatura)
(nome do autor) (Cargo)  

E então, já ficou a saber que modelo de carta de referência de forma fácil ou uma solicitação da mesma, bastando copiar e imprimir?

Deixe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Leia Mais  Modelo de Carta de Cobrança

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *