Modelo de Carta de Recomendação [Profissional e Acadêmica]

modelo de carta de recomendação

A carta de recomendação costuma ser muito pedida por funcionários e acadêmicos, como uma forma de aconselhar o próximo contratante.

Ela é feita de forma direcionada a alguém e a respeito de um tema que seja do interesse de quem está pedindo a carta.

Dentro do mercado de trabalho, a carta de recomendação costuma ser feita pelo antigo empregador e é de grande valia para o ex-empregado, que demonstra ter deixado boa impressão ao longo do seu vínculo empregatício.

Essa recomendação serve como referência para que o próximo empregador tenha uma noção do como é a atuação daquela pessoa para o seu novo cargo.

Modelos de Carta de Recomendação Profissional

Carta de Recomendação Profissional

Veja como é feito uma através deste modelo de carta de recomendação profissional.

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

Informamos a quem possa interessar que o(a) Sr(a). (nome), inscrito(a) no CPF sob o nº ______________, trabalhou em nossa empresa no período de _______ até ________, inicialmente na função de ___________, passando a ______________, sendo um(a) profissional competente, responsável e pontual, sempre muito eficiente no desempenho de suas atividades.

Durante o vínculo com esta empresa apresentou conduta pessoal e profissional irrepreensíveis, nada havendo que o(a) desabone, razão pela qual recomendamos seus serviços.

Atenciosamente,
(assinatura)

(nome do responsável) (cargo) (Nome da empresa)
CNPJ nº ___________

Carta de Recomendação Acadêmica

A carta de recomendação acadêmica é feita para favorecer o aluno a uma possível bolsa de estudos, um intercâmbio, cursos de graduação, pós-graduação, doutorado ou mestrado.

Sendo assim, a carta é feita, fornecendo informações, principalmente sobre o histórico comportamental do candidato, que pode ser avaliado por suas notas de forma bem objetiva.

Leia Mais  Modelo de Agravo de Instrumento

A carta também pode indicar características como a assiduidade com que o aluno frequentou as aulas, suas atitudes frente aos professores e outros acadêmicos, participação de atividades e o que mais puder ser dito para ressaltar o interesse do aluno.

Este deve ser assinado pelos professores que tiverem a pessoa em questão como aluno.

Veja abaixo um modelo de carta para recomendação acadêmica.

Carta de Recomendação Acadêmica

À (nome da instituição de destino) (nome do(a) professor(a)), professor(a) do (nome do departamento) da (nome da instituição), faço uso da presente para recomendar (nome do(a) aluno(a)), discente do curso de _________, como candidato(a) ao (informar o curso ou nome do programa pretendido).

Referido(a) discente sempre se mostrou um(a) bom(boa) aluno(a), frequentando as aulas com assiduidade e pontualidade, participativo(a), respeitoso(a) e com excelente aproveitamento nas avaliações, qualidades que lhe me fazem recomendá-los sem nenhuma ressalva.

(município) – (UF), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome do(a) professor(a))

E então, já ficou a saber que modelo de carta de recomendação usar de forma fácil, quer seja ela acadêmica ou profissional, bastando copiar e imprimir?

Deixe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *