Modelo de Carta de Reclamação

modelo de carta de reclamação

A carta de reclamação é feita quando acontece algum problema ao destinatário, que deseja resolver, de forma pacífica.

Normalmente a carta deve ser feita com texto persuasivo e o interlocutor tenta convencer o receptor sobre a mensagem que está tentando passar.

Quando alguém usa uma carta de reclamação, deve ter um argumento descrito da maneira mais clara e objetiva possível e relatar o que se passou e quais serão as consequências tomadas para resolver o problema.

Essa exposição dos fatos ajuda a deixar claro quais são suas intenções com a situação e o que pretende fazer, caso isso não seja resolvido.

Para que Serve?

A reclamação é feita como uma forma de protestar, o que é feito com palavras, de modo escrito ou oral.

O ato em si de reclamar de algo, pode estar em conformidade com o ato de possibilitar a comprovação do que foi ou não feito.

Por exemplo, se você comprou algo que não foi entregue ou se precisa reclamar sobre um defeito de fabricação, a carta de reclamação pode ser usada, para tentar resolver esses problemas.

Como Escrever?

Quando for fazer uma carta de reclamação, destine-a sempre para o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente).

Esse setor está acostumado a lidar com esse tipo de situação, e a lidar com reclamações o que pode indicar que é o setor que terá mais eficiência em atender e resolver o problema.

Além disso, você também pode tentar descobrir o nome do gerente esse setor, e endereçar a carta diretamente a ele, seguido pelo nome, e se não souber, escreva “Prezado Gerente”.

O endereço do SAC de toda empresa, pode ser encontrado no site ou em materiais de promoção e publicidade da marca. Inclusive nas embalagens dos produtos.

Leia Mais  Modelo de Carta de Renúncia

Modelo de Carta de Reclamação

Veja abaixo como a carta pode ser feita e adapte o conteúdo, com o nosso modelo de carta de reclamação.

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

À (nome da empresa)

Ref. Reclamação

(nome), inscrito no CPF sob o nº ______________, venho manifestar minha irresignação acerca do processo de entrega do pedido nº ____________, realizado no dia ________.
Ocorre que a entrega do mesmo estava prevista para o dia _________ e até o momento, passados _______ dias deste prazo, ainda não o recebi.
Portanto, informo que caso o pedido não seja entregue até o dia _______, considerarei a compra cancelada por inadimplência do vendedor, solicitando desde já a restituição dos valores pagos.

No aguardo uma resposta para esta reclamação,

(assinatura)
(nome)

E então, já ficou a saber que modelo de carta de reclamação usar de forma fácil, podendo adaptar como necessitar, bastando copiar e imprimir?

Deixe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *