Modelo de Carta de Preposto [Como Fazer, … ]

modelo de carta de preposto

A carta de preposto é muito usada em audiências do Juizado Especial, onde ambas as partes usam cópias de cartas de preposição em procurações enviadas por e-mails e isso quando há necessidade, de acordo com a demanda que é enfrentada pelas empresas em todo o Brasil.

Quando uma das partes não faz a junta de documentos originais dentro do prazo devido, esta fica sujeita as sanções que os efeitos de revelia podem ter.

Conteúdos

Quem faz a Carta de Preposto?

Na grande maioria das vezes, são os próprios advogados que assinam as cartas de preposição, e quanto a isso não há nenhum tipo de empecilho. Na procuração devem estar discriminados os poderes específicos para todas as nomeações de preposto.

Como a demanda de ações é grande, existem muitos escritórios que terceirizam esse serviço, sendo assim, em alguns casos há a necessidade de redigir a própria carta de preposto, para representação em audiências.

Portanto é válido ressaltar que se o documento feito pelo profissional, deve constar a procuração do advogado contratado como autoridade, um documento para o caso dele nomear um terceiro, caso contrário pode haver falhas na representação processual.

O que deve estar presente?

Como a carta de preposto é feita para que o proprietário de uma empresa não precise comparecer na audiência, o preposto deve ter todo o conhecimento dos fatos que serão abordados durante o processo, sendo reclamatórias trabalhistas, ou qualquer que seja o processo que está correndo.

Veja abaixo um exemplo de modelo de carta de preposto que poderia ser usada de forma generalista.

Modelo de Carta de Preposto

CARTA DE PREPOSTO

Por meio da presente, nomeamos na qualidade de preposto(a) o(a) Sr(a). (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº _____________ e no RG nº ________________, com a finalidade de representar a (nome da empresa) na audiência a ser realizada no dia __________, concernente ao processo nº _____________, em trâmite na (informar a vara onde tramita o processo).

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome do representante) (cargo)
(nome da empresa) CNPJ nº _______________

Na grande maioria das vezes quem faz a representação dos empresários são os próprios advogados, por isso eles são os incumbidos de fazer a própria carta e resolver todos os problemas.

Leia Mais  Modelo de Contrato de Locação Comercial [Exemplo]

Não é à toa, já que são as pessoas que mais estão por dentro do processo e de todas as suas etapas.

E então, já ficou a saber como se parece um modelo de carta de preposto usada nas mais diversas situações, bastando copiar e imprimir?

Deixe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *