Modelo de Carta de Intenção

modelo de carta de intenção

De uma forma geral, a carta de intenção diz respeito ao documento criado para usar quando um candidato quer se candidatar a uma vaga.

O intuito de produzir esse documento é demonstrar interesse pela vaga e mostrar alii quais seus requisitos e porque se encaixa ali.

Ela é muito usada por estudantes que querem ingressar em algum programa de pesquisa, mas também pode ser usado adaptado de outras formas, para vagas de emprego, etc…

Serve praticamente para qualquer tipo de iniciativa que esteja fazendo um processo seletivo.

Como Fazer?

Antes de iniciar e produzir a carta de intenção, você precisa ter as razões para escrever e saber o que vai colocar ali.

O texto deve conter suas experiências, e as razões e intenções pelas quais você que estar ou quer naquele lugar.

Ao colocar isso, como requisito para aceitação, quem faz a contratação ou avaliação, vai conceder uma vaga ou oportunidade para apresentar essas informações, que podem ser relevantes para a trajetória de qualquer indivíduo.

O que Pode ou não ser Escrito?

Existem alguns cuidados que se devem ter, com o que pode ou não ser escrito na carta de intenção. Isso serve para que o candidato não seja eliminado pela simples falta de atenção.

Como por exemplo, saber exatamente para quem está pedindo a vaga, estudar sobre a instituição, vai fazer com que você consiga desenvolver um texto melhor.

Sintetize suas ideias e escreva quais são seus pontos cruciais na carreira e formação, além de citar sobre a sua personalidade. Mostre que possui metas e explique os motivos que são cruciais para fazer tal curso.

Leia Mais  Termo de Compromisso de Pagamento

O diferencial e a personalização é o que farão que a carta de intenção conquiste seu objetivo.

Saliente seus pontos positivos e as competências que possui, que são mais importantes.

Modelo de Carta de Intenção

Veja abaixo o nosso modelo de carta de intenção, o qual poderá usar à vontade, bastando que adapte para as suas necessidades se precisar.

Carta de Intenção

(Localidade), (dia) de (mês) de (ano). À

(nome da instituição de ensino do seu interesse)
Departamento / Nome da pessoa responsável

Eu, (nome completo), (naturalidade), (estado civil), (formação acadêmica) e endereço atual, apresento o meu desejo de ingressar no (Programa ou Projeto pretendido). Conto com _______ anos de experiência de trabalho no meu segmento e meu perfil profissional se adequa ao programa por _______ e ________ razões (apresentar as suas razões).

Minha experiência profissional é destinada para este setor e as competências do curso são totalmente do meu interesse. Tenho como formação ______ e ____________ (relatar as suas competências) qualificações que podem agregar ao longo do programa. Com meus cumprimentos. Atenciosamente,

(assinatura)
(nome)

(contatos)  

E então, já ficou a saber que modelo de carta de intenção usar de forma fácil, podendo adaptar como necessitar, bastando copiar e imprimir?

Deixe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *