Modelo de Carta de Demissão [ Como Fazer ]

modelo de carta de demissão

Ao pedir demissão ou ter os seus motivos para se desligar da empresa em que trabalha, é preciso elaborar ou fazer uma carta de demissão para deixar o seu interesse bem claro.

Apesar de ser um momento delicado para todos os profissionais, muitas dúvidas aparecem nesse momento, sobre como chefe irá reagir, se é preciso detalhar os motivos pelo qual está querendo sair, etc.

Contudo, entre todas essas dúvidas, uma das maiores é sobre como se comunicar para realizar o desligamento da empresa e como fazer a carta de demissão.

Neste artigo não só lhe iremos explicar como a elaborar como também iremos providenciar um modelo de carta de demissão caso queira apenas uma solução de “copiar e colar”.

O Que é?

Nada mais é do que um instrumento por onde o empregado informa seu chefe e a empresa, o motivo pelo qual está se desligando ou deseja se desligar da empresa.

Apesar de ser um tipo de comunicação formal, ela é feita de forma unilateral, que é feita pelo empregado, ao seu empregador.

É possível avisar antes o seu chefe de que irá pedir demissão, até mesmo para evitar a surpresa ao receber a carta.

Portanto, se está decidido a sair da empresa, do mesmo modo que entrou, com boas relações e sem nenhum ressentimento, avise com antecedência sobre o seu desejo de se desligar e vá preparando o terreno.

Como Fazer?

O processo em si é mais fácil do que parece, para fazer a elaboração dos termos, você deve seguir alguns passos.

Leia Mais  Modelo de Recibo de Vale Transporte

A primeira coisa, é saber que uma carta de demissão deve ser escrita de próprio punho.

Esse detalhe é importante e para evitar possíveis dores de cabeça para a empresa, o documento precisa ser escrito com sua letra, para certificar de que foi você mesmo que escreveu, sem coação.

Seja direto. A carta de demissão é curta, não precisa ser uma história da sua vida. objetividade é essencial, não use a carta de demissão para reclamar da empresa, mas somente para avisar e comunicar sobre o seu desligamento.

Não perca o foco, falando de alguém especificamente, do seu chefe, de colegas. De nada adianta reclamar agora, você já está de saída.

Se a sua intenção for estender a carta, ressalte os pontos positivos, como o aprendizado, as boas experiências que teve por lá, etc…

Veja abaixo dois exemplos de um modelo de carta de demissão para cada situação diferenciada: com ou sem aviso prévio.

Modelo de Carta de Demissão com Aviso Prévio

Carta de Demissão

À (nome da empresa em que você trabalha) Prezado(s) Senhor(es), por motivos pessoais (ou profissionais), venho comunicar formalmente, por meio desta carta, meu pedido de demissão, e consequente desligamento do cargo de (descreva aqui o cargo que você ocupa) nesta empresa.

Afirmo que cumprirei o aviso prévio, em conformidade com a lei, no período entre __ /__ /_____ (data de início) a __ /__ /____ (data de cumprimento).

________, ___ de ______ de _______ (Local e data)

(Sua assinatura)
(Seu nome por extenso)  

Modelo de Carta de Demissão sem Aviso Prévio

Carta de Demissão

À (nome da empresa em que você trabalha) Prezado(s) senhor(es), Venho, por meio desta carta, comunicar formalmente meu pedido de demissão, me desligando do cargo (descreva seu cargo) que ocupo na empresa, por motivos profissionais (ou pessoais). Solicito, se possível, a dispensa do cumprimento do Aviso Prévio, e o encerramento imediato do contrato de trabalho.

________, ___ de ______ de _______ (Local e data)

(Sua assinatura)
(Seu nome por extenso)  

E então, já ficou a saber que modelo de carta de demissão usar de forma fácil, seja ela com aviso prévio ou sem, bastando copiar e imprimir?

Deixe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Leia Mais  Modelo de Recibo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *