Modelo de Carta de Anuência de Cheque

modelo de carta de anuência de cheque

A carta de anuência é uma declaração que o credor faz, autorizando o título ou o documento de uma certa dívida protestada, como cancelada.

A carta pode ser solicitada pelo titular do contrato e para Terceiros, caso haja necessidade de enviar uma Procuração.

Este documento também pode ser feito autorizando o cancelamento de um protesto realizado em cartório, seja para uma quitação de dívida ou pelo devedor.

Geralmente o protesto pode ser cancelado mediante a apresentação desse documento, assim como o cheque, mas caso este tenha sido perdido ou extraviado, então entra em ação a carta de anuência.

Para que Serve?

O devedor deve saber que para ao providenciar uma carta de anuência, ele consegue dar baixa em seu protesto, já que ele é responsável por bloquear e restringir o crédito do cidadão no mercado.

Sendo assim, além de conseguir limpar o seu nome sobre a dívida do cheque, ele também recupera o crédito e tira seu nome dos órgãos de serviço de restrição ao crédito.

No caso de um cheque ter sido protestado, o devedor deve primeiramente pagá-lo e depois deve solicitar ao credor, a carta de anuência do cheque, com firma reconhecida ou o título original (cheque), para apresentar frente ao cartório e regular sua situação.

Modelo de Carta de Anuência

Veja abaixo como um modelo de carta de anuência de cheque e como pode ser feita.

CARTA DE ANUÊNCIA

(nome do(a) credor(a)), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº ______________ e no RG nº ____________, residente e domiciliado(a) à (endereço), declara para os devidos fins e na melhor forma de direito que o cheque de titularidade de (nome do(a) devedor(a)), sob nº ________________, da agência nº ___________, conta corrente (ou poupança) nº ______________, do Banco _____________, emitido em _______________, no valor de R$ __________ (valor por extenso), foi quitado pelo(a) devedor(a) mediante pagamento, não sendo o título apresentado em razão de ter sido extraviado, razão pela qual não se opõe e autoriza o cancelamento do registro de protesto, cabendo ao(à) (nome do(a) devedor(a)) a responsabilidade pelo pagamento das custas, emolumentos e demais despesas devidas pelo cancelamento.

(município) – (UF), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome)

Todas as custas de cartório, provenientes do protesto ficam a cargo do devedor pagar.

Leia Mais  Modelo de Recurso Especial

Essa cobrança é feita no momento em que se cancela o protesto com a carta de anuência de cheque.

E então, já ficou a saber que modelo de carta de anuência de cheque usar de forma fácil, bastando copiar e imprimir?

Deixe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *