Modelo de Balanço Patrimonial

modelo de balanço patrimonial

O balanço patrimonial é um tipo de documento, que pode ser feito até mesmo através de planilhas, para demonstrar toda a atividade contábil de uma empresa, é através desse documento que se sabe se uma empresa dá lucro ou não.

Esse tipo de tabela, serve como uma ferramenta para a gestão, é o balanço patrimonial dos direitos que tem de receber, e das obrigações que precisa usar para avaliar a situação financeira e econômica do negócio.

Com isso, fica fácil identificar as entradas e saídas, contas a pagar e a receber, e apoiar toda a tomada de decisões que podem ser planejadas de maneira estratégica.

Dependendo de como for o seu tipo de empresa, o balanço patrimonial precisa ser feito, como uma obrigação legal.

Modelo de Balanço Patrimonial

Ativo e Passivo

Para o setor de contabilidade, um balanço ativo pode estar se referindo a todos os elementos que são positivos do patrimônio, tudo que soma ao valor da empresa. Já os passivos são dívidas, ou compromissos que são assumidos, assim como o valor que se deve aos acionistas, por exemplo.

Para que você entenda melhor e consiga visualizar como o conjunto patrimonial da empresa pode ser melhor visto através do balanço, veja abaixo uma lista com os direitos de receber, e as obrigações assumidas pela empresa:

Ativo circulante: esse é o tipo de conta a receber da empresa, como os impostos recuperados, estoques, entre outros valores de recebimento que seja em curto prazo.

Ativo não circulante: depósitos judiciais, recebimentos de longo prazo e investimentos.

Ativo permanente: são valores sobre a estrutura física, o imóvel, bens imobilizados e duradouros.

Passivo circulante: contas que precisam ser pagas, despesas, fornecedores, entre outras contas de curso prazo.

Leia Mais  Modelo de Embargos de Declaração

Passivo não circulante: são os pagamentos de fundos, provisões, financiamentos e qualquer tipo de obrigação de longo prazo.

Patrimônio Líquido

Cada empresa faz o seu balanço patrimonial de acordo com sua demanda, não há uma fórmula exata e nem certa. Dentro do patrimônio, o valor líquido é todo aquele que a empresa possui, depois de tirar os valores que deve aos sócios. Eles podem ser classificados como:

Capital social: valor inicial que os sócios ou acionistas investiram na empresa, os aportes e as retiradas de capital que acontece de forma subsequente.

Lucro ou prejuízo: é o valor depois de todas as operações sobre a organização da empresa, que ainda não oram subtraídos da empresa. Esses valores são denominados de lucros retidos, ou acumulados.

O balanço patrimonial nada mais é do que uma organização das finanças da empresa. Serve para deixar especificado em uma tabela, os ganhos e os gastos que fazem parte da rotina do negócio, e assim fica mais fácil se manter organizado para planejar estratégias e lucrar mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *