Modelo de Avaliação de Desempenho

modelo de avaliação de desempenho

De acordo com a Associação Brasileira de Recursos Humanos, existem métodos de avaliação de desempenho, para guiar quem realmente esteja precisando conhecer a performance dos funcionários.

O objetivo principal é descobrir quais pontos precisam melhorar, motivar e impulsionar os resultados coletivos e individuais.

Esse tipo de prática é muito comum para engajar e aumentar o desempenho dentro da empresa, já que os colaboradores percebem quando seu esforço é reconhecido.

O que é Avaliação de Desempenho?

A avaliação de desempenho é um tipo de ferramenta usado pelas empresas para medir a performance dos colaboradores.

Essa avaliação pode ter objetivos diferentes, mas de uma forma geral, serve para capacitar talentos, propor novas estratégias e planos de desenvolvimento, através de feedbacks por exemplo.

Escolha dos Fatores de Avaliação

Os fatores de avaliação podem ser definidos de acordo com cada cargo e cada empresa, é através desses fatores que se cria um padrão inicial, que deve ser entendido por todos.

Os fatores devem ser divulgados entre os colaboradores no começo do processo, e essa avaliação deve ser clara e transparente.

Veja abaixo alguns modelos de tabela que podem ser usados para avaliar as competências dos funcionários.

Avaliação de desempenho para funcionários
Área de CompetênciaPreparo e qualificaçãoCapacidade de trabalho em equipeCompromisso com resultadosVisão InstitucionalCaracterísticas comportamentais
Indicadores de competênciaConhecimento técnicoInteraçãoOrientação para eficiência e eficáciaInteresse pela InstituiçãoEquilíbrio
Capacidade AnalíticaInterlocuçãoBusca de OrientaçãoCompromisso com valoresRelacionamento Interpessoal
OrganizaçãoCooperaçãoFoco em SuperaçãoVisão dos clientesIniciativa
ComunicaçãoMotivação ArticulaçãoAutomotivação
Capacidade de negociação   Empatia
Introdução de novas práticas   Discrição
Geração de conhecimento   Disciplina
Autodesenvolvimento   Capacidade de concentração

Competências e Escala de Avaliação

De acordo com a tabela, é preciso incluir valores para escalar a nota de cada competência. Como por exemplo:

Leia Mais  Modelo de Recibo de Entrega de Chaves

Insatisfatório (de 1 a 4) – Notas nesse nível, indicam que a competência não atende minimamente as expectativas quanto ao padrão que é esperado. Com isso é preciso que o colaborador de desenvolva, e melhore na competência, para permanecer no emprego.

Regular (de 5 a 6) – Com essa nota, o colaborador atende parcialmente às expectativas dentro das competências avaliadas. É preciso melhorar o desempenho, que alterna entre o atendimento e o não atendimento dos padrões.

Bom (de 7 a 8) – Nesse caso a avaliação atende as expectativas quando o assunto são os padrões esperados, com o desempenho esperado. Os resultados são plenamente satisfatórios, e o gestor consegue validar o atendimento do funcionário com competência dentro dos padrões.

Excelente (de 9 a 10) – Essa nota supera as expectativas, relacionada ao padrão do esperado, e o desempenho pode ser definido como excelente. Supera os padrões esperados, e demonstra que as competências do colaborador vão além do esperado. Onde os resultados são visíveis e devem ser reconhecidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *