Modelo de Autodeclaração de Cor

modelo de autodeclaração de cor

Devido ao sistema de cotas, muitas das vagas para o ensino público em universidades Estaduais e Federais, se dão através desse tipo de autodeclaração de cor, que pode ser usada nos processos seletivos.

É preciso que o candidato verifique como funciona o edital, ou para o que ele está querendo apresentar esse documento, e quais são os critérios exigidos e para qual finalidade será usada esta autodeclaração.

Em caso de cotas para negros e pardos, normalmente basta que o candidato apresente esta autodeclaração e cor, afirmando sua condição, mas fica alertado, de que esta afirmação pode ser verificada posteriormente para comprovação.

Tudo Sobre a Autodeclaração de Cor

O que é ?

Nada mais é do que um documento assinado pelo indivíduo, que serve para confirmar ou afirmar sua identidade étnico-racial ou cor, propriamente dita.

Esse tipo de documento é muito usado  por estudantes que estão iniciando a vida acadêmica.

Esse documento deve ser preenchido de acordo com a categoria que cada pessoa se enquadra, cada universidade possui a sua modalidade de classificação para inscrição dos alunos, sendo assim, é preciso estar atento, principalmente para o caso de essas categorias lotarem.

Cada categoria engloba um grupo específico de pessoas e por isso, para não perder a chance de conseguir uma bolsa, ou qualquer benefício, você deve se encaixar na categoria certa para a sua autodeclaração de cor não ser prejudicada.

Modelo de Autodeclaração de Cor

Diante de todos os dados que foram apontados, separamos abaixo um tipo de modelo de autodeclaração de cor negra ou parda, para que você possa usar.

Leia Mais  Termo de Religioso com Efeito Civil

É válido ressaltar que algumas empresas ou universidades possui o seu próprio modelo, que muitas vezes basta imprimir e preencher com os dados do candidato.

Confira:

AUTODECLARAÇÃO ÉTNICO-RACIAL

(nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº ___________ e no RG nº ___________, residente e domiciliado(a) à ____________________, declaro ser negro(a) de cor preta ou parda e assumo a opção de concorrer às vagas por meio do Sistema de Cotas para negros(as), de acordo com os critérios e procedimentos inerentes ao sistema.
As informações prestadas nesta declaração são de minha inteira responsabilidade, estando ciente que poderei responder criminalmente no caso de falsidade.

(município) – (UF), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome)

Qualquer pessoa que apresente esse tipo de documento sem prestar e declarar totalmente a verdade, corre o risco de responder criminalmente por falsidade ideológica.

E então, já ficou a saber que modelo de autodeclaração de cor usar de forma fácil, podendo adaptar como necessitar, bastando copiar e imprimir?

Deixe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *