Modelo de Atestado Psicológico

modelo de atestado psicologico

O documento que serve como modelo de atestado psicológico, certifica situação mental do paciente e o seu estado psicológico.

Existe uma série de fatores e condições, que pode levar alguém ou algum empregador a pedir um atestado psicológico, e até mesmo para um julgamento.

Normalmente quem solicita esse tipo de atestado, faz um requerimento, ou solicitação ao paciente, que faz uma avaliação psicológico ou se já fizer tratamento, adquiri o atestado psicológico.

Para que Serve?

As principais finalidades do atestado psicológico são para justificar as faltas e o impedimento do paciente, para declarar que o paciente não é apto a praticar determinadas atividades

Nesse caso o atestado deve ser guardado em arquivo, e permanecer armazenado por pelo menos 5 anos ou para a dispensa ou afastamento do paciente de uma atividade de trabalho, por exemplo.

Como é Feito o Atestado de Tratamento

A estrutura do atestado tem uma orientação a ser seguida, e normalmente as informações são solicitadas pelo requerente, e quando o fato é constatado, o atestado consegue cumprir todas as formalidades.

Ele deve ser emitido em papel timbrado, ou ter carimbo e apresentação do psicólogo que deve descrever a situação do paciente.

O atestado psicológico deve ter o nome completo do psicólogo, e ao final do mesmo a sua assinatura e o número do seu registro no conselho de psicologia.

O que deve estar descrito no atestado:

Normalmente no atestado psicológico, deve contar:

  • Finalidade do documento;
  • Registro do nome do paciente;
  • Registro do local e data;
  • Nome completo do psicólogo e o seu número de CRP com carimbo;
  • Registro das informações da situação e as condições psicológicas do paciente que justifiquem o que está sendo requerido. O atestado pode ter registro do CID (Classificação Internacional de Doenças);
  • Assinatura do psicólogo sobre o carimbo do mesmo.
Leia Mais  Como Fazer um E-mail Formal [ Estrutura + Modelo ]

Veja abaixo o nosso modelo de atestado de psicológico seguindo as regras descritas acima:

Modelo de Atestado de Psicológico

ATESTADO DE TRATAMENTO

Atesto para os devidos fins que (nome), inscrito(a) no CPF sob o nº _________  é meu (minha) paciente e se encontra em tratamento psicoterápico de ________ até o presente momento.

(município) – (UF), (dia) de (mês) de (ano)

(assinatura)
(carimbo)
(nome do(a) psicólogo(a) CRP nº ___________

É válido ressaltar que o atestado não deve ser feito de forma corrida.

É preciso ser feito com muita atenção, principalmente quando este estiver para declarar algum tipo de transtorno ou doença mental.

O risco de adulteração pela pressa pode causar problemas maiores jurídicos em caso de negligência profissional.

Além de que se declarar incapaz sem ser verdade, pode levar a acusações de fraude.

E então, já ficou a saber que modelo de atestado psicológico usar de forma fácil, podendo adaptar como necessitar, bastando copiar e imprimir?

Deixe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *