Como Fazer um E-mail Formal [ Estrutura + Modelo ]

como fazer um e-mail formal

Atualmente a necessidade de saber escrever de forma adequada um e-mail é essencial por inúmeras razões.

Para quem está procurando por um emprego, ou se candidatando a um cargo acadêmico ou uma bolsa de estudos.

Os motivos são vários para enviar um e-mail formal, e por isso, para te ajudar com o passo a passo, você precisa entender, o porque isso é fundamental para uma relação profissional.

Como Fazer um E-mail Formal

Tenha um endereço adequado

Na hora de criar um e-mail evite usar endereços com apelidos de infância, personagens famosos, e outros nomes que não sejam o seu, ou que sejam pouco profissionais.

Siga a convenção dotada pela maioria das pessoas e empresas, que é usar o primeiro e o ultimo nome. Você pode separá-los por ponto, underline, hífen, e o que precisar para ser validado.

Seja objetivo no assunto

Na hora de escrever o e-mail formal, defina o assunto, de forma breve e objetiva. Que ao ler o assunto, o destinatário consiga identificar sobre o que o e-mail se trata.

Isso além de facilitar a separação, também evita que o e-mail caia na caixa de spam.

Em alguns casos, pode ser obrigatório, incluir informações no assunto, como por exemplo, sobre uma vaga de emprego, o anúncio pode possuir um código, ou referência que facilite a identificação do conteúdo.

Criando a mensagem

Comece a mensagem de uma forma amistosa, se souber o nome da pessoa, use-o junto dos termos, “Prezado(a)”, “Sr(a)”. Para casos em que a formalidade ainda for mais alta, os pronomes de tratamento devem ser usados de maneira correta, de acordo com cada cargo.

Para fazer a mensagem, evite usar a mesma linguagem usada em redes sociais, e comunicação entre celulares, com abreviações.

Leia Mais  Modelo de Laudo Técnico

O uso de emoticons também está fora de cogitação para um e-mail formal. Use o corretor ortográfico e ao terminar de compor a mensagem, caso o seu webmail não forneça um corretor ortográfico use um editor como o Word.

Para encerrar a mensagem, use expressões de agradecimento como “Grato pela atenção”, “Cordialmente” ou “Atenciosamente”. Depois assine seu nome por completo.

Veja abaixo um modelo de como poderia ser feito um através do nosso modelo de e-mail formal de acordo com cada tipo de assunto.

Modelo de E-mail Formal

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).
À
(destinatário)

Atenção a (pessoa ou departamento)
Assunto
(tema da mensagem)

Prezados(as) Senhores(as),
Com relação à reunião marcada para o próximo dia ________, sinto informar que será necessário remarcar a data diante da impossibilidade de comparecimento de boa parte do corpo diretor, que se encontrará em viagem para negociação com fornecedores.
Dessa forma, agendaremos a exposição de seus produtos para a outra oportunidade na data mais próxima disponível.
Faremos em breve novo contato para agendamento.
Atenciosamente,

(empresa)
(nome do responsável) (cargo)
(telefone)
(e-mail)

E então, já ficou a saber que modelo de e-mail formal usar de forma fácil, como fazer e a sua estrutura, bastando copiar e imprimir?

Deixe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura do artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *